COLABORE

Regional Sul 4 da CNBB realiza quarta etapa da Escola Regional de Fé e Cidadania

Institucional

“Estratégias de Educomunicação: o que estamos comunicando”, foi o destaque desta quarta etapa da Escola

Publicação: 11/10/2023



Participantes da quarta estapa da Escola Regional de Fé e Cidadania | Foto: Jaison Alves da Silva/CNBB-Sul4


Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Centro de Formação Católica, localizado em Lages (SC), aconteceu a quarta etapa da primeira Escola de Fé e Cidadania Dom José Gomes, organizada pelo Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto com Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. O enfoque principal desta etapa de estudos foi sobre o tema “Estratégias de Educomunicação: o que estamos comunicando”, assessorado por Franklin Machado, jornalista, comunicador popular, filósofo e desenvolvedor web.


Educomunicação – “Uma boa comunicação marca a vida das pessoas”

A Educomunicação, educar para a comunicação, é uma abordagem educacional que combina os campos da educação e da comunicação. Ela se concentra na ideia de que a comunicação desempenha um papel fundamental no processo educativo e que os meios de comunicação, como rádio, televisão, internet e mídias sociais, podem ser usados de maneira eficaz para promover a aprendizagem e a participação ativa de todos.

A Educomunicação tem como objetivo principal capacitar os indivíduos a se tornarem comunicadores críticos e competentes, permitindo-lhes entender, analisar e produzir mensagens de mídia de forma consciente e responsável. Ela busca ajudar as pessoas a serem sujeitos do processo e a se comprometerem em uma ação efetiva no contexto onde atuam.

Educomunicação é um campo de estudo e prática. O seu desenvolvimento parte de processos que possuem como base a educação midiática, a gestão democrática da mídia, a produção de conteúdos educativos e o uso de diversas formas de mídia em processos de ensino e aprendizado.

Paulo Freire parte da afirmação de que a Educomunicação é um campo de estudo e prática voltado para o diálogo entre as áreas da comunicação e da educação. O seu desenvolvimento possui como base que a educação está a serviço da libertação, fundada na criatividade, no diálogo, na reflexão, na conscientização e em ações dos homens sobre a realidade visando a sua transformação.

Irmã Helena Corazza, no livro Educomunicação – Formação Pastoral na Cultura Digital, diz que: “A Educomunicação pressupõe a intencionalidade de educar para a comunicação, o que significa ajudar as pessoas a serem sujeitos do processo e a se comprometerem em uma ação efetiva no contexto onde atuam. Seguindo uma metodologia teórico-prática que envolve o pensar, o produzir e o conviver, adotam os valores humanos e cidadãos, de modo que a pessoa, no trabalho com o outro, se torne sujeito do processo comunicacional.”

O Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil apresenta oito pontos para a ação formativa a ser empreendida em diferentes âmbitos: 1) o familiar; 2) o escolar; 3) o comunitário; 4) o político; 5) o profissional; 6) o pastoral; 7) o da recepção midiática e 8) o da alfabetização digital. (nº 221).


CNLB e CEFEP


Equipe do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da CNBB Sul 4, junto com representantes do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”,


A equipe do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da CNBB Sul 4, junto com representantes do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”, da CNBB Nacional, apresentaram o que é o CEFEP e conduziram os encaminhamentos para que sejam criadas, a partir da Escola Regional, Escolas nas dioceses e nas paróquias, para que possam atingir o público na base.

O Secretário Executivo do CEFEP, padre Paulo Adolfo Simões, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), apresentou o CEFEP, cujo objetivo é “Fomentar em nosso País um pensamento social cristão à luz da Doutrina Social da Igreja e dos valores evangélicos, contribuindo com a formação de lideranças inseridas na política brasileira, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica e teológica das ciências sociais e da filosofia.” E a missão de “Promover a transformação social, por meio dos grupos de formação e articulação política, na defesa da democracia participativa, agindo de forma solidária e sendo espaço de diálogo e atenção às pessoas, na perspectiva de uma ecologia integral e de uma economia solidária.”

A Coordenadora Pedagógica do CEFEP, Odete Rigato Mioto, fez uma breve definição do que é uma Escola de Fé e Política ou iniciativa similar. A quem se destina a escola? Deu exemplos dos formatos existentes e, para finalizar, apresentou temas que podem ser trabalhados nas disciplinas, como: Doutrina Social da Igreja – Fundamentos da relação Fé e Política; Análise de Conjuntura: como fazer; Ética na Política e na vida pública / corrupção? e outros.

Durante esta quarta etapa, houve momentos celebrativos: orações a partir do Ofício Divino das Comunidades; Celebração Eucarística na Capela das Irmãs Clarissas Mosteiro Nazaré, junto com a comunidade local. No sábado (23), houve a “formatura” e entrega do certificado para os alunos que participaram das quatro etapas.

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