História

A Cáritas SC é um organismo da Igreja Católica e evangeliza em três modos interconectados: Defendendo e promovendo a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social. Atualmente a Cáritas Brasileira conta com 9 entidades-membro espalhadas por todo estado: ADIPROS (Joinville), ASA (Florianópolis), ASDI (Chapecó), Cáritas Diocesana de Blumenau, Caçador, Criciúma, Lages, Rio do Sul e Tubarão.

Década de 60

Desde a década de 60 a Cáritas esteve presente no estado, por intermédio da Cáritas do RS. A partir de 1974, com a criação do Regional Sul IV, surgiu uma equipe da Cáritas em nível estadual.

Primeiros passos

Em 2001, a partir dos Mini-Projetos Alternativos – MPAs, foi constituída uma comissão que promoveu encontros, seminários, participou de eventos nacionais.

Fundação

Com o amadurecimento do processo e discussão no Conselho Regional de Pastoral, os bispos encaminharam à diretoria da Cáritas Brasileira o pedido formal de criação do Regional. O pedido foi aceito e em 26 e 27/02/2005 realizou-se a Assembleia de Instalação do Regional Santa Catarina.

1960