COLABORE

Famílias impactadas pelas chuvas recebem cartões multipropósito em Santa Catarina

Áreas de Atuação

A ação faz parte do projeto emergencial de apoio às pessoas atingidas pelos efeitos das fortes chuvas no início de 2023

Publicação: 29/03/2023



Leandro Girardi e Frei Joao Miguel, Agentes Cáritas de Rodeio (SC) e Gelson Nezi, coordenador de projetos na área de sustentabilidade da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina



A Cáritas Brasileira, juntamente com a Cáritas Regional de Santa Catarina e a Cáritas Diocesana de Rio do Sul, iniciou a distribuição de cartões multipropósito às famílias impactadas pelas chuvas e inundações no estado de Santa Catarina. O projeto emergencial de apoio humanitário visa ajudar famílias que perderam seus bens e foram diretamente afetadas pelos efeitos das fortes chuvas, especialmente na cidade de Rodeio, desde janeiro de 2023.


O projeto emergencial é financiado pela Catholic Agency for Overseas Development (CAFOD) e executado pela Cáritas Brasileira. A implementação do programa conta com o apoio de equipes locais da Cáritas Regional de Santa Catarina e da Cáritas Diocesana de Rio do Sul. O projeto terá duração de 45 dias e será finalizado em 29 de março de 2022.


O programa consiste na entrega de cartões de débito multipropósito,(MPPC) para as famílias afetadas. Serão distribuídos 125 cartões, beneficiando 125 famílias em Rodeio. As famílias foram selecionadas com base em critérios estabelecidos coletivamente entre as referências do Regional de Santa Catarina e Diocese de Rio do Sul, bem como normas humanitárias de inclusão das populações mais vulneráveis.


Os critérios utilizados para a seleção dos grupos familiares incluem pessoas vulneráveis economicamente, famílias chefiadas por mulheres, famílias com gestantes, pessoas idosas, pessoas com deficiências e pessoas com doenças graves. A distribuição dos cartões está sendo realizada durante esta e a próxima semana em Rodeio, como parte dos compromissos da Cáritas Brasileira em prover amparo às pessoas atingidas.


Caso haja dúvidas ou sugestões sobre o projeto, a Cáritas Brasileira, a Cáritas Regional de Santa Catarina e a Diocese de Rio do Sul disponibilizam canais de acompanhamento, recebimento de denúncias, feedbacks e sugestões.


As ações de resposta à emergência e de assistência às famílias afetadas pelos efeitos das fortes chuvas em Rodeio fazem parte da área de atuação em Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) da Cáritas Brasileira.


Todos os procedimentos da Cáritas Brasileira são orientados pela  Política Nacional de Proteção, Código de Conduta Ética e Mecanismos de Salvaguarda. O documento tem como referencial as orientações da Cáritas Internationalis, a legislação brasileira sobre o tema, tratados internacionais reconhecidos pelo Brasil que garantem o respeito aos Direitos Humanos, além de cartilhas elaboradas pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho. No caso de Sugestões, denúncias e elogios, o canal de contato é protecao@caritas.org.br

Tag