COLABORE

Cáritas SC lança relatório dos Bazares da Rede Cáritas no Regional Santa Catarina

Áreas de Atuação

Felipe Candin, secretário-executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, convida à um mergulho nas páginas do Relatório

Publicação: 23/05/2023





Seja bem-vindo e bem-vinda!

É com muita alegria que te convido a mergulhar nas páginas deste material, que expressa um pouco da ação da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, por meio dos Bazares Solidários. Em cada foto, texto, testemunho e história, há muita vida doada às vidas ameaçadas. Este material demostra que por traz de tecidos, linhas e botões, a própria Cáritas, em seu sentido original concretiza ações e gestos de amor, por meio da caridade. Cáritas tem origem no termo latim, que significa caridade e pode ser expresso como sentimento de afeto, amor incondicional e generosidade. E do grego: cháris, que é uma das formas do amor, que significa graça, encantamento, o agir solidário que transforma.

As linhas que tecem essa rede solidária são expressão do amor que se partilha, e que na medida que se partilha, multiplica-se. Esse conjunto se entrelaça num tear de solidariedade que ao mesmo tempo que veste, aquece e protege, devolve e valoriza a dignidade do ser humano, sem distinção de nenhum tipo.

Quero aqui lembrar de todas as mãos que transformam tudo isso em ação concreta de transformação social, sem elas nada disso seria possível. Cada mão que dobra uma camiseta, abre uma janela para o futuro, cada braço que carrega uma caixa, dá suporte ao migrante que deixa seu território buscando uma vida melhor; cada olhar atento à unir pares de sapatos, são os olhares que promovem a vida humana na sua diversidade. Enfim, deixo aqui nossa gratidão a todos e todas agente de transformação social.

Trago também agradecimento especial ao Gelson Nezi, que esteve no serviço da secretaria executiva nos anos a que se refere este relatório, bem como aos membros do conselho, Fabiana Gonçalves Henkel, Maria Aparecida Fonseca, Fernando Anísio Batista, Marcos Tramontin Serafim, Murilo Medeiros da Silva e Valmor Dela Justina. As ações descritas a seguir foram frutos dessa atuação de nossa equipe. Muito obrigado! Vocês também são tecelões do amor!

Ao encontro da nossa missão, as ações Cáritas estão focadas em atenção a população vulnerável, desde a distribuição de cestas básicas, roupas, itens de higiene, passando pela ação em emergências socioambientais, mas também na atuação em políticas públicas que atendam as pessoas em situação de vulnerabilidade social, assim como, realizar o enfretamento às causas estruturais que perpetuam a pobreza e a injustiça, para assim garantir o direito da justiça social a todas as pessoas.

Boa leitura! Acesse aqui o pdf

 

Felipe Candin dos Santos Fuentes, secretário-executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Tag