Cáritas SC divulga caminho metodológico para a 12ª Assembleia Regional

A Assembleia terá como tema ‘Nossa missão é cuidar’, e lema “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10,37), tirado da parábola do Bom Samaritano.

Publicação: 27/05/2022

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina inicia no próximo mês de junho, o processo metodológico de construção da sua 12ª Assembleia. Marcada para ocorrer de 04 a 06 de novembro de 2022, em Lages (SC), as etapas que antecipam a celebração da Assembleia acontecerão de forma virtual e presencialmente junto às entidades membros da Rede Cáritas no estado.

Para colaborar no percurso, foi divulgado para todas as Cáritas Diocesanas e Ações Sociais um documento intitulado ‘Guia Metodológico’. De acordo com o documento, o caminho e metodologia de construção da Assembleia serão iluminados pela parábola do ‘Bom Samaritano’ (Lc 10,25-37); pela carta encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco; pela Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e pelo marco referencial da Cáritas Brasileira.

Momentos e Etapas

Em sintonia com o Papa Francisco na Fratelli Tutti, foi adotado o caminho metodológico ‘ver, iluminar, agir e celebrar’, que serão divididos em três momentos. O primeiro contará com a Etapa 1, que propõe o ‘ver’ a partir do tema ‘o sabor local’, e a Etapa 2, com o ‘iluminar’ a partir do tema ‘a provocação do forasteiro’. Ambas acontecerão de forma virtual no dia 04 de junho de 2022.

O segundo momento acontece entre junho e setembro de 2022, no formato presencial, no território de cada entidade membro com o acompanhamento da equipe do secretariado regional da Cáritas. Este espaço terá como objetivo trazer orientações estratégicas e interpelações às áreas de atuação do organismo, avaliação da atual gestão e indicação de novos nomes para os espaços de gestão da Cáritas em Santa Catarina.

Já o terceiro momento é o celebrar, onde finalmente acontece a Assembleia. Momento onde as representações das entidades membros se encontram para a construção e consolidação deste trabalho artesanal de construção de um mundo mais justo e fraterno, missão da Cáritas e da Igreja.

A Assembleia e o Poliedro

Com o tema ‘Nossa missão é cuidar’, e lema “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10,37), tirado da parábola do Bom Samaritano, a 12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina será um espaço de convergência e celebração de todo o caminho proposto pelo Guia Metodológico.

Como símbolo deste caminho que será percorrido foi escolhido a figura do poliedro, no formato de flores, presentes na marca da Assembleia (foto da capa), como reflexo da pluralidade. A escolha vem a partir da interpelação do Papa Francisco na Fratelli Tutti: “onde ao mesmo tempo que cada um é respeitado no seu valor, o todo é mais que a parte, sendo também mais do que a simples soma delas”.

O Guia Metodológico

O Guia já foi disponibilizado para todas as entidades membros da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e você pode baixar na íntegra clicando aqui.