COLABORE

Cáritas lança Campanha 10 Milhões de Estrelas 2022, com o tema: “O pão nosso de cada dia”

Áreas de Atuação

Há 20 anos, a Cáritas Brasileira realiza no Brasil a Campanha 10 Milhões de Estrelas no período do Advento e Natal

Publicação: 19/10/2022



Material da Campanha

Roteiro para celebração 2022

Apresentação Campanha 2022

Dados da Campanha 2021

Orientação para uso da arte

Arte para uso na Campanha


        Com o tema: "O pão nosso de cada dia", e lema: "De mãos das a Belém, casa pão", a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, disponibiliza o material da Campanha 10 Milhões de Estrelas.

        A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Redes Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza. 

        A iniciativa teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. 

        No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí, a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.

        As 10 milhões de estrelas são acendidas, todos os anos, em torno de temáticas que chamem o Povo de Deus à reflexão e à missão de agente “da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”. Em 2022, a campanha se volta ao histórico problema da fome, cujo caminho para a superação foi interrompido com o desmonte das políticas públicas sociais nos últimos anos. 

        Na pandemia de Covid-19, o Brasil viu o empobrecimento da população acentuar ainda mais e número de pessoas atingidas pela fome pulou de cerca de 9% em 2019 para 15,5% em 2022, de acordo com uma recente pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN)1 - o que corresponde a aproximadamente 33,1 milhões de pessoas que não têm o que comer! 

        Já a atual pesquisa da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) mostra mais detalhes deste cenário: o número de brasileiros e brasileiras que lidam com insegurança alimentar grave a moderada é de 61,3 milhões. Por fim, considerando qualquer grau de insegurança alimentar, a pesquisa da PENSSAN indica impacto em “mais da metade (58,7%) da população brasileira (...). São 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar.”

         Frente ao grave problema pandêmico e às necessidades emergenciais de saúde pública, o Governo Federal demorou a agir, minimizando e até atrasando o início do enfrentamento do momento singular, ampliando os anos de desmonte. As políticas públicas de amparo às pessoas e aos seus empregos e trabalhos começaram tarde e, de certo modo, fizeram acelerar a inflação, principalmente dos alimentos e dos serviços que mais pesam no bolso dos mais pobres, diminuindo consideravelmente o alcance das soluções aplicadas.

        A fome é um dos maiores atrasos sociais do Brasil. Em torno dela giram diversas características que apenas denotam o passado e o presente de desigualdades sociais do país. Por exemplo, as famílias chefiadas por mulheres negras de baixa renda são as mais atingidas no contexto geral. Ainda de acordo com dados da Rede PENSSAN, a fome tem cor, tem raça e tem gênero.

        O Povo de Deus pode se colocar em ação, através de uma igreja em saída, de natureza sinodal, para construir frentes contra a fome, mais uma vez! A Cáritas Brasileira, a CNBB e diversas outras organizações já mostraram caminhos concretos em contextos de emergência. O Tempo de Cuidar, no entanto, ainda não acabou! E é nessa perspectiva que a Campanha 10 Milhões de Estrelas em 2022 se ampara e quer brilhar!

        Olhando para Belém, deixemo-nos guiar pela luz da estrela que é o Cristo Jesus. Como cita uma famosa música popular cristã, “as nossas mãos se encontram na mais fraterna união. Façamos deste mundo a grande casa do pão!”


Fonte; Cáritas Brasileira



Tag