COLABORE

Cáritas Brasileira participa de formação internacional sobre proteção e salvaguarda

Institucional

Organismo da CNBB tem aperfeiçoado políticas e processos para promover e incentivar relações livres de parcialidades, preconceitos ou abusos

Publicação: 28/02/2024


Dom Mário Antonio e Valquíria Lima, representam o Brasil na formação. Foto: Nicolás Meyer/Cáritas América Latina e Caribe

Dom Mário Antonio e Valquíria Lima, representam o Brasil na formação. Foto: Nicolás Meyer/Cáritas América Latina e Caribe


Durante esta semana, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, os bispos presidentes da Cáritas América Latina e Caribe e seus diretores nacionais estarão em Roma, Itália, para uma formação em proteção de menores e pessoas vulneráveis. Representando o Brasil, Dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá e presidente da Cáritas Brasileira, e Valquíria Lima, diretora-executiva nacional, participam da agenda. O momento pretende fornecer conhecimentos e ferramentas necessárias para garantir a proteção eficaz de menores e pessoas vulneráveis ​​contra qualquer tipo de abuso, resultando na construção de um ambiente seguro e digno em todas as ações e programas da Cáritas da região. 

“Cada vez mais é necessário construirmos espaços eclesiais e espaços organizacionais seguros e protetivos, para menores e pessoas vulneráveis”, acredita a diretora-executiva nacional, Valquíria Lima, ao expressar o compromisso da Cáritas Brasileira em fortalecer o seus processos institucionais com base na preservação da dignidade das pessoas. 

Como um serviço da Igreja presente em todo o mundo, a Cáritas se dedica ao serviço e à solidariedade com os mais necessitados. Ciente da sua posição e comprometida com a assistência humanitária, a confederação reconhece a responsabilidade de garantir que os menores e as pessoas vulneráveis que servem sejam protegidos de qualquer forma de abuso e exploração. 

Dom Mário Antônio, destaca a importância da formação para a Igreja no Brasil. "Mais do que nunca, é preciso entender necessário unir forças e trabalhar juntos para o benefício dos menores e pessoas vulneráveis", afirmou o arcebispo. "E queremos, assim, garantir um tratamento digno em todos os espaços da igreja. Por isso, a temática Ambientes Eclesiais Seguros." afirma Dom Mário.

E é com esse compromisso que a rede tem se dedicado a aperfeiçoar os seus processos institucionais, através do desenvolvimento de políticas e diretrizes, mas também com a constante formação das pessoas que fazem parte da instituição frente às temáticas de prevenção da exploração e do abuso com comunidades de risco. 

Para Valquíria Lima, o momento representa o fortalecimento da missão institucional e empenho com os mais altos padrões de atuação humanitária. “A realidade nos interpela, nos chama para cada vez mais termos uma organização segura, coerente com a sua missão e com o seu discurso. É preciso, na prática, materializar o que a gente quer construir: uma sociedade do Bem Viver, onde menores, mulheres, crianças e todas as pessoas vulneráveis estejam protegidas e se sintam seguras.”, disse. 

Ao retornar ao Brasil, Dom Mário Antonio pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com o clero e as comunidades da Arquidiocese de Cuiabá, e com a Rede Cáritas no Brasil, reafirmando o compromisso com a missão de acolher e proteger as pessoas que mais precisam. "Que todo o ato de proteção seja também um ato de justiça e de amor, diante da realidade monstruosa dos abusos de violência contra os menores e contra as pessoas vulneráveis", concluiu o arcebispo.


Tag