Campanha 10 Milhões de Estrelas 2023: "Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer! "

Institucional

A mobilização traz o tema: "Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer!" e o lema: “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)

Publicação: 23/05/2023

Campanha 10 Milhões de Estrelas inicia sua jornada 2023 dando continuidade à temática sobre o combate à fome, iniciada na edição anterior, e reforça a última proposição da Campanha da Fraternidade. A nossa mobilização tem tema: Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer!  - e lema: “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)

Esta é uma iniciativa permanente de sustentabilidade da Cáritas Brasileira que fortalece a identidade de rede e tem celebrações no período do Advento e do Natal. É um gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza.

Nossas estrelas são acendidas, todos os anos, em torno de temáticas que chamem o Povo de Deus à reflexão e à missão de agente “da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Nos últimos anos, o nosso país conviveu com o empobrecimento da população acentuado e o número de pessoas atingidas pela fome pulou de cerca de 9% em 2019 para 15,5% em 2022, de acordo com a pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) - o que corresponde a aproximadamente 33,1 milhões de pessoas que não têm o que comer!

Por isso, é urgente continuar esse tema na edição da campanha deste ano! Pois quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer! As velinhas da Campanha apoiam as ações e a missão da Cáritas em várias regiões do Brasil!

IDENTIDADE VISUAL E GESTO MOBILIZADOR

Para compor uma unidade visual entre as edições, nos últimos anos temos utilizado elementos permanentes e novas leituras da identidade visual. Nos últimos dois anos, em composição com a logomarca, a campanha integrou cores às velas (em alusão às cores do Advento), melhorou o acabamento e o formato, acrescentou um link especial em formato de QR Code que nos permite colher informações de diversas iniciativas de solidariedade pelo Brasil, feitas diretamente pelas pessoas que acolhem com carinho as causas da Rede Cáritas. Já são centenas de pessoas que registraram momentos e memórias em nosso Mapa da Solidariedade pelo Brasil!

Este ano, queremos montar um mosaico de imagens através de um gesto mobilizador. O socorro que a Campanha propõe fala sobre a solidariedade transformadora. Na prática, compõe um conjunto de ações que, para além da emergência fundamental do alimento, mostra uma atenção cuidadosa e mobilizadora das religiosidades, da sociedade e de governos para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. Isso está no centro do nosso fazer. Este é o gesto de amor Cáritas que nos move. Confira nossa proposta visual de comunicação e mobilização.

ROTEIRO CELEBRATIVO

Todos os anos, o Comitê de Formação Mística e Espiritualidade da Cáritas Brasileira organiza o coração temático das celebrações e das reflexões da campanha. Confira e fortaleça em sua comunidade nosso Roteiro Celebrativo de 2023!

MOMENTOS DE FORMAÇÃO E RODAS DE DIÁLOGO

Outra novidade desta edição é um conjunto de formações e momentos para reflexão e diálogos sobre o sentido e o fazer desta campanha de sustentabilidade e identidade da Cáritas. Como primeira atividade, vamos conversar sobre a ação de combate à fome com uma mensagem em vídeo exclusiva do teólogo Marcelo Barros em uma Roda de diálogo sobre a ação Cáritas no combate à fome na perspectiva da Encíclica Laudato Si'.

O evento gratuito será no dia 24/05, às 17h, virtualmente. Para acessar, clique aqui.

Esta ação é realizada dentro do chamado da Campanha Nacional Laudato Si’, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e pelo Movimento Laudato Si’ (MLS), para a Semana Laudato Si’, de 21 a 28 de maio. Além dos eventos presenciais em Brasília, entidades parceiras, como a Cáritas Brasileira, promovem eventos simultâneos presenciais ou virtuais. Escolhemos conectar um de nossos eventos de apoio à Semana à Campanha 10 Milhões de Estrelas.

“‘Laudato si’, mi’ Signore’ – Louvado sejas, meu Senhor”, é a frase inicial do texto que o Papa resgata dos ensinamentos de São Francisco de Assis quando ele reconhece, ainda em seu tempo, a importância fundamental da nossa mãe ou irmã Terra - nossa Casa Comum. O texto segue como uma potente reflexão de como estamos ligados às causas e às consequências da nossa ação com este lar e com todas as pessoas e seres. Mostra a importância de seguirmos firmes em nossa missão Cáritas junto aos que mais precisam!

A CAMPANHA NO MUNDO E NO BRASIL

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.