Caminho preparatório para a 12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Institucional

12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina: numa cultura poliédrica, a promover sociotransformação

Publicação: 12/09/2022

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina prossegue na preparação e caminho metodológico para a sua 12ª Assembleia Regional, neste momento, o processo está na etapa dos encontros presencias junto às entidades-membro

Atividade realizada junto à Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis, no dia 8 de Agosto de 2022 | Foto: Arquivo Caritas SC

[Por Osnilda Lima]

A Assembleia ocorre nos dias 04 a 06 de novembro de 2022, em Lages (SC). Contudo, o processo preparatório e metodológico foi iniciado no mês de junho deste ano. As etapas vêm ocorrendo de forma virtual e presencial, junto às entidades-membro da Rede Cáritas Santa Catarina. Uma Cáritas em saída, pois as etapas preparatórias, em especial a presencial, está a suceder junto às entidades-membro, nos seus territórios, que iniciou em agosto e segue neste mês de setembro.

Unir cada vez mais, todas as partes, sem perder o particular e original de cada entidade-membro, essa é a proposta desta 12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, que elegeu como tema “Nossa missão é cuidar”, e o lema “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10,37), alusão à parábola do Bom Samaritano. Como símbolo, para esta edição, foi escolhido o poliedro. “O poliedro representa uma sociedade onde as diferenças convivem integrando-se, enriquecendo-se e iluminando-se reciprocamente, embora isso envolva discussões e desconfianças”, papa Francisco na Carta Encíclica Fratelli Tutti, nº 215. Francisco usa essa imagem geométrica tridimensional, a do poliedro, para explicar a convivência fraterna: “Várias vezes convidei a fazer crescer uma cultura do encontro que supere as dialéticas que colocam um contra o outro. É um estilo de vida que tende a formar aquele poliedro que tem muitas faces, muitos lados, mas todos compõem uma unidade rica de matizes, porque ‘o todo é superior à parte’”. Por isso, entre encontros onlines e presenciais, o Regional vem a realizar o processo preparatório e metodológico para a realização Assembleia, desde junho deste ano.

Atividade realizada no dia 27 de agosto de 2022 junto à Cáritas Diocesana de Criciúma | Foto: Arquivo Caritas SC

“Começamos o processo formativo, junto às entidades-membro: Cáritas Diocesana e Arquidiocesana de Santa Catarina, no dia 4 de junho deste ano, refletindo sobre Carta Encíclica Fratelli tutti”, conta o secretário-executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, Gelson Nezi.  Segundo Gelson, nesse encontro, buscou-se um nivelamento juntos as Cáritas Diocesanas, Paroquiais e Comunitárias, que formam a rede no estado. Participaram 42 pessoas. A formação foi assessorada por Eduardo Brasileiro que é educador e atua no Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas, é pesquisador de outras economias na Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

Nas etapas presenciais, já ocorreram atividades nas seguintes entidades-membro Ação Social Arquidiocesana: Florianópolis no dia 8 de Agosto; no dia 27 de agosto na Cáritas Diocesana de Criciúma e no dia 3 de setembro na Cáritas Diocesana de Lages. As próximas atividades serão, todas neste mês de setembro, dia 16 na Cáritas Diocesana de Rio do Sul; dia 17 na Cáritas Diocesana de Caçador; no dia 29 com a Associação Diocesana de Promoção Social de Joinville, no Secretariado Regional e finalizando no dia 30 em Cáritas Diocesana de Tubarão.

Até aqui, sinaliza o secretário-executivo do Regional, dentre os debates, vem uma crescente sobre aumento crítico de insegurança alimentar e a volta do Brasil ao mapa da fome da ONU. “A insegurança alimentar e nutricional vem se destacando bastante, vem chamando a atenção, pelo contexto social e político que estamos vivendo. Possivelmente esse é um tema que vamos ampliar o diálogo e há indicativos que será uma área de atuação prioritária da Cáritas no próximo quadriênio”, revela.

Atividade realizada no dia 3 de setembro de 2022 junto à Cáritas Diocesana de Lages | Foto: Arquivo Caritas SC

O caminho percorrido

O caminho preparatório e metodológico da 12ª Assembleia segue à luz da Fratelli Tutti com a trilogia ver-iluminar-agir e a inserção do rever e celebrar, que será a própria realização da Assembleia.  Esse método está ligado à maneira de ser Igreja e favorece no processo de pastoral de conjunto: ver “como comunidade”, iluminar “como comunidade”, agir “como comunidade” e celebrar “como comunidade”. Ver-iluminar-agir-celebrar como Cáritas, como Rede.

O processo está organizado em três momentos, sendo que o momento um, está disposto em duas etapas. Momento 1: Etapa 1: “O sabor local” (ver), Etapa 2: “A provocação do forasteiro” (iluminar); Momento 2: “Recomeçar a partir da verdade” (Agir) e o  Momento 3: “A arquitetura e o artesanato da paz” (Celebrar). Saiba mais, aqui.

A seguir o método ver-iluminar-agir-celebrar e à luz da parábola do Bom Samaritano – que, diante da pessoa semimorta, única personagem que não é identificada, ele o Samaritano entra na cena, vê, se aproximasse, se comove e se envolve com o semimorto, numa solidariedade genuína e libertadora, executa uma serie de ações para trazer à dignidade o caído, o vulnerabilizado –, a Cáritas Regional segue o processo e caminho metodológico em busca de todas as partes, a fim de promover ainda mais a comunhão, a união, como no poliedro, arquétipo de construção social. E, assim como Rede Caritas, contribuir e enfrentar as violações à vida humana e ao meio ambiente.

Representantes da Redes Cáritas Santa Catariana no encontro do Regional Intersul da Cáritas Brasileira | Foto Osnilda Lima