COLABORE

A Rede Cáritas Santa Catarina vai realizar encontro formativo com seus agentes

Institucional

As áreas priorizadas neste primeiro encontro, de processos formativos que a Rede Cáritas vai realizar, são sustentabilidade e comunicação

Publicação: 09/05/2023




        A Rede Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina vai oferecer, nos dias 16 e 17 de maio de 2023, formação nas áreas Sustentabilidade e Comunicação. Participam agentes Cáritas de todo o estado catarinense. A atividade vai ocorrer em Florianópolis (SC), e é parte das ações definidas no Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), que a Rede assumiu em sua última Assembleia

        Felipe Candin, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, afirma que “neste ano o tema vai ser voltado para sustentabilidade e comunicação, com foco na compreensão dessas duas áreas de gestão”, ressalta. Os próximos encontros serão em outras áreas. O nome Capacitas vem do latim e quer dizer largura, amplidão, capacidade de abranger muito. Daí a proposta ser um caminho formativo processual e construído de forma colaborativa, circular.

        A sugestão é que seja um momento de cooperação, troca de saberes entre os/as agentes Cáritas, a partir das experiências nos territórios, e seguir para a construção de uma proposta colaborativa e efetivação de ações conjuntas. Isso vai ocorrer por meio de partilhas, escutas, intervenções e exposição de opiniões sobre os temas abordados.

        Facilitam esse processo formativo Gelson Nezi, assessor da área de Sustentabilidade e Osnilda Lima, assessora da área de Comunicação. O local do encontro será no Recanto Marista Champagnat - Estrada Sertão do Assopro, 505 – Itacorubi – Florianópolis (SC).

As palavras que iluminarão o encontro são de Paulo Freire: 


“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar;

Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, 

esperançar é construir, esperançar é não desistir! 

Esperançar é levar adiante, 

esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”

Paulo Freire




Tag