A Cáritas Brasileira se une ao tema da Campanha da Fraternidade de 2024

Igreja

O conceito de Amizade Social, abordado na Campanha da Fraternidade de 2024, está alinhado com a missão da Rede Cáritas Brasileira

Publicação: 14/02/2024

Sob o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade 2024 foi oficialmente iniciada na Quarta-feira de Cinzas, em 14 de fevereiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), localizada em Brasília (DF). Além disso, houve lançamentos em várias arqui/dioceses em todo o país.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e Secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, à mesa posta com os alimentos típicos da dieta mediterrânica: pão e vinho que recordam as refeições de Jesus, símbolo maior da comunidade e da fraternidade, ressaltou que a mesa estava alargada a todos os corações que iniciam o caminho Quaresmal. “Estamos colocando em prática o tema da Campanha da Fraternidade a ‘Amizade Social’, somos todos irmãos e irmãs. E aqui caem por terra preconceitos, ódio, raiva e vingança para fazer brotar o amor que vem de Deus”, enfatizou dom Ricardo.

A Quaresma é um período litúrgico inserido no grande Ciclo Pascal. Começa na Quarta-feira de Cinzas e estende-se até a Quinta-Feira Santa, antes da Missa da Santa Ceia. Ou seja, essa Missa da noite já não faz mais parte da Quaresma, mas sim do Tríduo Pascal no qual se insere a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Este ano, a Campanha da Fraternidade, promovida pelo episcopado brasileiro e participada pelas comunidades católicas, comemora 60 anos de oração, conversão e solidariedade. Essa celebração resultou em conquistas significativas tanto para a Igreja como para o povo Brasileiro. Neste ano, serão cinco semanas de mobilização, culminando na Coleta Nacional da Solidariedade em 24 de março, Domingo de Ramos. Essa coleta é voltada para as obra sociais da Igreja.

É neste contexto da oração que leva à conversão e inspira ações concretas de solidariedade, a Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, desempenha sua missão. A diretora-executiva da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, destaca a importância dos 60 anos de realização da Campanha da Fraternidade em prol da oração, reflexão e ação da sociedade brasileira contra as desigualdades e injustiças sociais.

Valquíria ressalta que o tema deste ano, "Amizade Social", destaca a necessidade de fortalecer os laços de humanidade entre todas as pessoas para a construção do Reino de Deus, na busca pela justiça e na luta contra violações de direitos humanos e da natureza, contra as desigualdades, injustiças sociais e violências.

“É por isso que, para a Cáritas Brasileira, a Campanha da Fraternidade é uma importante ferramenta de mobilização social.  Isso anima nossa fé, que é uma fé viva, que é uma fé ativa, uma fé que se coloca em movimento para a ação. Uma fé que quer construir o Reino de Deus, a sociedade do Bem Viver. Onde a gente possa, todos e todas, viver com justiça, com igualdade social, com direitos humanos e direitos da natureza”, sinaliza a diretora-executiva.

O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma 2024, também ressaltou que é tempo de agir e parar. “É tempo de agir e, durante a Quaresma, agir também significa parar: parar para rezar, acolher a Palavra de Deus e parar, como o Samaritano, diante do irmão ferido. O amor a Deus e ao próximo se fundem em um só. Não ter outros deuses significa parar na presença de Deus e ao lado daquele que necessita. Portanto, oração, caridade e jejum não são exercícios independentes, mas uma única ação de abertura e esvaziamento” escreveu o Pontífice.

Texto e fotos: Osnilda Lima – Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina