COLABORE

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina inicia sua 12ª Assembleia Regional, em Lages (SC)

Institucional

O tema desta 12ª Assembleia é: “Nossa missão é cuidar”, e o lema “Vai e faz tu também o mesmo” que ocorre de 4 a 6 de novembro

Publicação: 04/11/2022



Tudo pronto para o início da 12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina  | Foto: Osnilda Lima


“Esse momento será a consolidação de um lindo e profundo processo preparatório que se desenvolveu durante o ano de 2021, junto ao conselho regional e em 2022 com os momentos formativos virtuais e principalmente com a escuta qualificada e atenta nos momentos preparatórios com as Cáritas Diocesanas”, ressalta Gelson Nezi, secretário-executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, ao fazer menção à 12ª Assembleia Regional da entidade que inicia nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2022 e que segue até domingo, 6, na cidade de Lages (SC). 

Participam cerca de 60 representantes das entidades-membro do Regional Santa Catarina e pessoas convidadas.  Gelson relata que serão momentos fortes de mística, de revisitar a missão e de análise da conjuntura política, social e eclesial. 

O secretário conta que o caminho metodológico foi guiado e motivado pela carta encíclica Fratelli Tutti do papa Francisco. “O processo do caminho metodológico foi lindo de se viver. Começamos no mês de junho com nossa formação virtual para toda a rede Cáritas de Santa Catarina, pastorais sociais e movimentos sociais, com a reflexão da Fratelli Tutti. Depois, uma a uma das Cáritas Diocesanas foram realizando seu momento preparatório, olhando para a sua realidade e configurando com os compromisso e prioridades que respondem aos desafios de seus territórios”, afirma Gelson. 

“Estamos preparando cada momento com muito carinho e compreensão que nossa missão, cada vez mais exige organização, foco, fé, esperança e coragem. É hora de sistematizar toda a escuta feita junto às Cáritas Diocesanas, e com olhar amoroso e compromisso pastoral-social, podermos fazer as devidas reflexões regionais e assumirmos os nossos compromissos para mais um quadriênio”, revela o secretário-executivo. “Esperamos com muito carinho e afeto, as caravanas diocesanas, para juntos realizarmos uma bela e frutífera Assembleia Regional da Rede Cáritas de Santa Catarina”, finaliza. 

Carlos Humberto Campos, diretor-executivo da Cáritas Brasileira, deseja uma abençoada e frutuosa Assembleia, pois se trata da culminância de um processo de preparação junto às entidades-membro e parceiros. “Desejamos que essa Assembleia possa ser luz, possa ser sinal profético e possa fortalecer da Rede Cáritas em Santa Catarina e também a Rede Cáritas no Brasil”, enfatiza o diretor-executivo. Carlos também agradece os oito anos de serviço de Gelson Nezi, como secretário-executivo no regional.

Neuza Mafra, da Cáritas Diocesana de Criciúma, relata que processo preparatório para a Assembleia envolveu agentes Cáritas animando-os na construção do evento, e conta que a “caravana de Criciúma será composta por membros da diretoria, conselho, voluntários/as para participar do 3º e último Momento da Assembleia”.

“Que neste tempo de assembleia possamos olhar a realidade e os desafios com coragem para que sejam traçados objetivos e estratégias permeados de sonhos e esperanças”, afirma Marcos Tramontin, conselheiro da Cáritas Regional Santa Catarina.


Tag