Por Osnilda Lima | Cáritas SC
A segunda e última etapa da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos acontecerá de 2 a 27 de outubro no Vaticano, precedida por um retiro espiritual de dois dias. O evento é considerado um "momento extraordinário" para a Igreja, promovendo diálogo e participação em busca de uma Igreja mais viva e próxima dos fiéis.
Preparativos e expectativas - O cardeal Mario Grech, secretário-geral da Secretaria do Sínodo, destacou a importância do retiro espiritual que antecede a sessão, com uma novidade em relação a 2023: uma vigília penitencial presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, aberta a todos. Além disso, haverá uma oração ecumênica com o Santo Padre e representantes de diversas Igrejas e Comunidades.
Os trabalhos serão orientados pelo Instrumentum Laboris (IL), documento que oferece "indicações e propostas" sobre como a Igreja pode se tornar mais "sinodal em missão", respondendo à necessidade de ser mais próxima das pessoas, menos burocrática e com maior participação de todos os batizados.
Participantes brasileiros - A lista de participantes conta com diversos brasileiros, incluindo bispos, cardeais e representantes de organizações católicas. Da Cáritas Brasileira, participa a assessora nacional, Maria Cristina dos Anjos da Conceição.
Segue a lista completa dos participantes brasileiros:
- Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis (RJ)
- Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP)
- Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
- Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA)
- Cardeal Paulo Cezar Costa,
arcebispo de Brasília (DF) - Cardeal Sergio da Rocha
- Cardeal João Braz de Aviz
- Padre Adelson Araújo dos Santos
- Padre Agenor Brighenti
- Padre Miguel de Oliveira Martins Filho
- Dom Jaime Spengler
- Maria Cristina dos Anjos da Conceição
- Sônia Gomes de Oliveira
Oração e participação - O Papa Francisco convida a todos a rezarem pelo Sínodo, pedindo que seja um "tempo habitado pelo Espírito". A Rede Mundial de Oração do Papa lançou o site Pray For The Synod e o aplicativo Click To Pray, que disponibilizará as mesmas orações rezadas na sala sinodal, além das intenções de oração do Santo Padre.
A intenção de oração mensal de outubro é "para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos