COLABORE

Seminário Diocesano sobre Resíduos e Cuidado com a Criação reúne cerca de 200 pessoas em Caçador-SC

Geral

Com reflexões sobre Laudato Si’, mudanças climáticas e experiências práticas, o seminário fortaleceu a missão da Cáritas.

Publicação: 21/06/2025


No dia 18 de junho, a Cáritas Diocesana de Caçador, em parceria com a equipe de formação da Diocese de Caçador, promoveu o Seminário Diocesano sobre Resíduos e Cuidado com a Criação. O encontro reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre lideranças comunitárias, profissionais, voluntários, representantes do poder público e da sociedade civil, em um espaço de aprendizado, reflexão e construção coletiva sobre os desafios ambientais e o cuidado com a Casa Comum.

Segundo a assessora técnica da Área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, Fabiana Gonçalves, “a atividade aconteceu como continuidade das reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’ e o lema ‘Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31).” Ela explica que este chamado inspirou a Cáritas Diocesana e a Diocese de Caçador a se desafiarem na construção deste espaço formativo e mobilizador.

O seminário promoveu debates fundamentais sobre ecologia integral, sustentabilidade, consumo consciente e gestão de resíduos, dialogando diretamente com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Equipe organizadora

Painéis e Palestras

A programação foi organizada em dois painéis temáticos e uma mesa redonda, reunindo especialistas e atores sociais:

  • 1º Painel – Mediado por Fabiana Gonçalves (Cáritas Regional SC), contou com a participação do Prof. Dr. Telmo Pedro Vieira, que aprofundou a reflexão sobre ecologia integral, a partir dos documentos papais — especialmente a Laudato Si’ —, além de analisar os impactos das mudanças climáticas no planeta.

  • 2º Painel – Sob mediação de Estela Maia (Cáritas Diocesana), o Prof. Dr. Germano Güttler, da UDESC, compartilhou sua ampla experiência de mais de 20 anos na transformação de resíduos orgânicos, trazendo como referência práticas bem-sucedidas do Programa Lixo Zero, adotado pela Prefeitura de Lages (SC) e por outros municípios brasileiros.

  • Mesa Redonda – “Caminhos para uma Ação Conjunta” – Com mediação de Angela Paviani (UNIARP), reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais, que apresentaram experiências e propostas concretas para enfrentar os desafios da gestão de resíduos e estimular o consumo consciente. Participaram:

    • Lenil Alves, representando os catadores;

    • Juliana Maciel, prefeita, que apresentou o projeto Ecoponto e Moeda Ouro Verde;

    • Prof. Dr. Levi Hulse, trazendo reflexões sobre os ODS;

    • Fabiana Gonçalves, pela Cáritas SC, contribuindo com a perspectiva da ecologia integral.

Reflexões e Encaminhamentos

O seminário reforçou a importância de compreender a ecologia integral como um caminho para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, além de destacar o papel das políticas públicas, da mobilização social, do consumo responsável e da gestão correta dos resíduos.

Para Fabiana Gonçalves, “foi um momento potente de formação, mobilização e fortalecimento da missão da Cáritas e da Igreja na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e comprometida com o cuidado da criação.”


Assista um vídeo com diversas entrevistas produzidas pelo Programa Alcir Bazzanella:

Por Franklin Machado/Ascom Cáritas SC, com informações de Fabiana Gonçalves e das redes sociais da Cáritas Diocesana de Caçador (SC).

Tag