Dando continuidade aos encaminhamentos do Capacitas Cáritas, realizado entre os dias 16 e 18 de maio em Lages (SC), os Grupos de Trabalho (GTs) de Formação e Voluntariado da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina realizaram reuniões estratégicas nesta semana para impulsionar novas etapas de atuação em rede.
Formação: transformando conhecimento em ação
Na quinta-feira, 22 de maio, o GT de Formação se reuniu para planejar a consolidação dos conteúdos e metodologias discutidas durante o encontro. A formação gerou um valioso acúmulo de reflexões, agora organizadas para se tornarem diretrizes práticas de atuação em todo o estado.
O grupo, composto por Neuza Mafra (Conselho Consultivo), Maria Fonseca (Secretariado Regional), Aline Ogliari (Secretariado Regional) e Osnilda Lima (Secretariado Regional), reafirmou seu compromisso com o fortalecimento dos processos formativos da rede.
"Estamos muito animadas com o que o Capacitas Cáritas nos trouxe", afirmou Maria Fonseca.
"O encontro foi um marco. Agora é o momento de transformar esse aprendizado em diretrizes claras para nossas ações de formação", complementou Aline Ogliari.
A reunião definiu as próximas etapas e metodologias para a disseminação dos conteúdos do Capacitas, assegurando que os impactos positivos se multipliquem nas entidades membro da Rede Cáritas SC.
Voluntariado: planejamento e articulação em rede
Já o GT de Voluntariado se reuniu virtualmente em sua primeira agenda oficial de 2025. Participaram do encontro representantes de diversas Cáritas Diocesanas: Maria Albertina e Marlise Lopes (Tubarão), Maria Eduarda Santana (Caçador), Luiz Gonzaga Azzi (Lages) e Osnilda Lima (Secretariado Regional).
A reunião teve início com a leitura do poema "Para repartir com todos", de Thiago de Mello, seguida de partilhas simbólicas sobre os “diamantes” e riquezas encontradas na atuação em rede. Em seguida, o grupo trocou experiências sobre formação, mobilização e gestão do voluntariado, com base no Manual de Gestão do Voluntariado da Cáritas Brasileira e na Política Nacional do Voluntariado.
Como encaminhamentos, o grupo decidiu realizar encontros quinzenais e aprofundar o estudo desses materiais, bem como dos indicativos surgidos no Capacitas Cáritas sobre o acompanhamento aos voluntários na rede.
O próximo encontro do GT está marcado para o dia 5 de junho, quando a equipe pretende avançar no planejamento e construção de uma proposta de formação voltada ao voluntariado em Santa Catarina.
Por Franklin Machado | Assessoria de Comunicação da Cáritas SC, com informações de Osnilda Lima.