Capacitas Cáritas: formação para a sustentabilidade das ações em rede em vista missão

A Rede Cáritas Santa Catariana realiza encontro formativo para programa de sustentabilidade para as ações da rede

Publicação: 19/05/2024

Participantes do Capacitas Cáritas, maio de 2024, Lages-SC

Por Osnilda Lima | Texto e fotos

Agentes das oito entidades-membro da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Florianópolis reuniram-se em Lages–SC, de 17 a 19 de maio de 2024, para a formação do programa de aceleração e sistema integrado dos Bazares Solidários. A ação está dentro do projeto Capacitas Cáritas, processo de formação continuado da organização. Este é o segundo encontro do processo formativo do Capacitas.

Durante o encontro, os agentes aprofundaram estratégias inovadoras para fortalecer e manter o custeio das causas da missão Cáritas e Pastoral Carcerária.

Organizado em duas etapas, a formação teve a contribuição da Ideal Social no olhar estratégico para as iniciativas de sustentabilidade financeira das organizações. E, em seguida, a DPZ Serviços de Internet contribuiu com a oficina de treinamento para o sistema integrado de Bazares Solidários da rede Cáritas Santa Catarina.

A diretora-executiva da Ideal social, Rachel Carneiro e a Gestora de Projetos da Luana Ribeiro, trabalharam com metodologias e soluções estratégicas, na busca de aprimoramento das ações sociais para garantir a perenidade e sustentabilidade financeira das entidades-membro.

O diretor-executivo da DPZ Serviços de Internet, Anderson Roberto Deizepe que criou o sistema integrado dos bazares solidários para a rede Cáritas Santa Catarina, contribuiu com a oficina do treinamento para o uso da plataforma.

Além disso, compartilharam-se práticas e experiências de exitosas já realizadas nos bazares solidários da rede. A troca de ideias, saberes e a colaboração entre as pessoas participantes contribuiu para o aprimoramento desse importante programa que fomenta e fortalece a ação solidaria sociotransformadora, a partir de uma mudança de cultura na Cáritas, na sua organização.

Durante a reunião, ocorreram momentos de oração inspirados pela mensagem do Papa Francisco em antecipação ao Jubileu da Esperança 2025, com o tema "Peregrinos da Esperança"; em intenção especial ao povo atingido pela catástrofe socioambiental-climática no Rio Grande do Sul; no domingo, Dia de Pentecostes, o grupo participou da missa no Mosteiro Nazaré das Irmãs Clarissas. Por fim, após o treinamento da manhã de domingo, os/as participantes realizaram a avaliação e concluíram com um momento de oração final.