COLABORE

Banquetaço em Florianópolis denuncia ausência de políticas públicas de segurança alimentar

Ato em Florianópolis denuncia o desmonte da segurança alimentar e distribui 250 refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Publicação: 30/05/2025



No fim da tarde de quinta-feira, 29 de maio, a frente da Catedral Metropolitana de Florianópolis se transformou em espaço de denúncia, partilha e solidariedade. O Banquetaço Floripa, ato em defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, reuniu cerca de 60 pessoas em uma roda de conversa e terminou com a distribuição de mais de 250 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com o tema "Você tem fome de quê?", o encontro promoveu reflexões urgentes sobre o desmonte da política de segurança alimentar na capital catarinense. A extinção do único equipamento público voltado à alimentação digna – o Restaurante Popular – foi amplamente denunciada pelos participantes.

“O fechamento do Restaurante Popular impacta diretamente na vida de muitas pessoas, especialmente da população em situação de rua. É preciso cobrar o compromisso do poder público com a garantia do direito humano à alimentação adequada”, destacou Luciano Leite, assessor técnico em sustentabilidade da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, que participou do ato.



A ação foi organizada por entidades da sociedade civil e teve o apoio da Cáritas SC, que tem a Segurança Alimentar e Nutricional como uma das áreas prioritárias de sua atuação, promovendo cozinhas solidárias, restaurantes populares e outras ações em diversos territórios do estado.

“Se não fossem os esforços das organizações sociais e entidades comunitárias, a situação da população em situação de rua seria ainda mais grave. A ausência de políticas públicas específicas para esse grupo é alarmante”, completou Luciano.

A roda de conversa contou com a participação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Florianópolis (COMSEAS), de organizações que atuam com segurança alimentar e de representantes de iniciativas que atuam diretamente com pessoas em situação de rua.

Além de denunciar, o Banquetaço também foi espaço de cuidado e solidariedade concreta, com a distribuição de marmitas àqueles que mais precisam. A Cáritas SC reafirma seu compromisso com a defesa do direito à alimentação e seguirá apoiando e promovendo ações e políticas públicas que garantam uma vida digna a todas as pessoas.

Por Franklin Machado/Ascom Cáritas SC, com informações e fotos de Luciano Leite.



Tag