dsc00232_siteDurante os dias 09 e 11 de outubro em Lages (SC), mais de 100 lideranças da Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana no Brasil e da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Empreendimentos de Economia Solidária, Fórum Catarinense de Economia Solidária, Cáritas e tantas lideranças pastorais estiveram participando do Seminário Economia e Vida em preparação para a Campanha da Fraternidade 2010.

O professor Valmor Schiochet da FURB de Blumenau e assessor da SENAES refletiu sobre a dimensão sócio-político-técnico da economia provocando um entendimento da sociedade capitalista que está posta hoje. Para Valmor, “a ordem econômica social vigente é a ordem do capitalismo, da subordinação do lucro. Ela está fundamentada na propriedade privada que gera exclusão. A partir disso, temos a desigualdade social. Um caminho de superação é a economia solidária como nova ordem econômica”. O Fórum Catarinense de Economia Solidária apresentou um panorama da organização da Economia solidária no Estado e os desafios e perspectivas na caminhada e apresentou a proposta de bancos comunitários que vem se construindo na região Oeste e Extremo-oeste de Santa Catarina como alternativa de acesso e democratização do crédito.

O Professor Dr. Valério Shapper, Pastor da IECLB, contribuiu com a reflexão bíblico-pastoral e a dinâmica do princípio da Vida, os valores que estão acima do capital, do dinheiro, da economia.

Durante o Seminário, os participantes tiveram contato direto com experiências de Economia Solidária e trocas de experiências de alternativas ao sistema que está posto à sociedade. Os participantes têm o papel de dinamizar a Campanha da Fraternidade em suas localidades mantendo e ampliando as parcerias nas ações com Fóruns Regionais de Economia Solidária, Igrejas e demais entidades para o conhecimento e prática de uma outra economia em favor da Vida.