Primeiros resultados do mapeamento de Fundos Solidários no Brasil são apresentados em Santa Maria/RS

Durante a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), a Cáritas Brasileira realizou o Seminário Nacional de Fundos Solidários e apresentou os primeiros resultados do mapeamento de Fundos Solidários no Brasil. Segundo esse levantamento, já foram identificadas mais de mil experiências de Fundos Solidários.

O Seminário contou com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de representantes de entidades da sociedade civil, além de experiências de Fundos Solidários de todas as regiões do Brasil.

Anterior ao seminário, nos dias 12 e 13 aconteceu em Porto Alegre um intercâmbio de experiências de Fundos Solidários entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país. Durante os dois dias, 46 representantes de diferentes experiências visitaram projetos apoiados por Fundos Solidários para conhecer e trocar experiências sobre a temática. Ir. Deloci Passos da Ação Social Diocesana – ASDI e do conselho gestor do Fundo Diocesano de Chapecó – SC apresentou a Contribuição deste Fundo para o fortalecimento da Economia Solidária e outras iniciativas e mobilizações sociais no território oeste catarinense.

Esta atividade faz parte das ações de Projeto Nacional de Fundos Solidários desenvolvido pela Cáritas Brasileira em parceria com a Fundação Esquel, o Projeto Providência e o Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), e conta com o apoio financeiro da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

Por Fernando Zamban com informações da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira