Foram dois anos de intensa mobilização. Mais de 130 visitas de acompanhamento feitas pelos articuladores, 18 empreendimentos acompanhados e muito outros alcançados de outras maneiras, seja pelas oficinas, feiras e outras atividades. Com certeza a Economia Solidária na região de Chapecó ganhou um ânimo a mais com a iniciativa do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras em parceria com Ação Social Diocesana de Chapecó.

Empreendimentos de vários segmentos tiveram acompanhamento para que pudessem perceber e fortalecer a viabilidade da sua proposta solidária. Além das visitas no local dos empreendimentos, foram 6 etapas do curso de Gestão e Viabilidade Econômica, 4 oficinas (Capacitação de catadores de material reciclável; Sementes Crioulas; Plantas Medicinais e Comunicação Social para jovens) e muitas parcerias em prol do fortalecimento da economia solidária na Região de Chapecó (incluindo o extremo oeste).

Em novembro tivemos mais uma feira Microrregional de Economia Solidária, no Calçadão em Chapecó. Mais um momento de muita confraternização, interação, troca de experiências e comercialização para os grupos. A feira aconteceu no dia 17 de novembro e reuniu 16 empreendimentos econômicos solidários de diferentes seguimentos.

Já em dezembro, tínhamos o parecer mais definido de alguns grupos com a conclusão do Plano de Negócios, construído passo a passo nesses dois anos, instrumento que nos auxiliou a contribuir mais diretamente com aquisição de novos equipamentos para 3 grupos. Todo o trabalho valeu a pena e nos fez crescer todos juntos em meio a dificuldades e conquistas. Esperamos que venha 2013, repleto de solidariedade, cooperação, fortalecido de um ideal de outro mundo e outra economia, possíveis e necessários.

Por Tiago Arcego da Silva, articulador local na região de Chapecó.