Com o intuito de fortalecer uma rede de Economia Solidária na região do Alto Vale do Itajaí, o projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” pretende contribuir com Empreendimentos de Economia Solidária – EES da região, melhorando a gestão e viabilidade econômica, comercialização, elevação da renda das famílias envolvidas e articular redes de cadeias produtivas.

Para tanto, algumas ações já foram e outras estão sendo desenvolvidas:

  • Mapeamento dos EES existentes na Diocese;
  • Estudo do perfil desses EES;
  • Escolha dos EES que serão atendidos;
  • Primeiros contatos com os EES;
  • Encontros com os EES para apresentação do projeto;

Os encontros são realizados de forma participativa, buscando sempre a partilha e troca de experiências entre os membros dos EES.  Nesta primeira etapa pensou-se em realizar o movimento da escuta, onde os membros partilham seus anseios, dúvidas, dificuldades, alegrias, conquistas, para que assim a equipe diocesana possa sentir os desejos e traçar um plano que atinja as expectativas das pessoas envolvidas.

Dentre as várias ações que serão desenvolvidas neste ano, está o Curso de Gestão, Auto Gestão e Viabilidade Econômica que se dará em 6 etapas, 3 neste ano e 3 no ano de 2012. A primeira etapa terá inicio em junho, no dia 18. Os grupos que já foram contatados demonstraram interesse tanto em participar dos cursos como no acompanhamento do EES.

 

Por Joseanair Hermes, Articuladora local do projeto e referente de comunicação da Cáritas Diocesana de Rio do Sul.