“Eu nunca pensei que minha vida viraria de cabeça para baixo dessa maneira “, disse uma mulher síria de 55 anos mãe de 4 filhos, agora refugiada na Turquia. ” Como uma família , sempre fomos saudáveis e felizes na Síria. “

“Eu fico refletindo continuamente sobre os momentos em que esta situação infernal começou no meu país “, disse ela . “Eu tenho câncer agora. Estou tão preocupada em como vou sustentar os meus filhos . Eles estão enfrentando dias muito difíceis. “

Ela é apoiada por um programa da Caritas em Istambul que oferece remédios e outros itens de necessidades básicas, incluindo alimentos e utensílios domésticos.

Seu estado emocional tem melhorado desde o início de sessões com um terapeuta e agora ela começou a participar de atividades em grupo de mulheres organizadas pela Caritas em Istambul.

“Agradeço a todos pelo apoio humanitário”, disse ela . “Eu estou feliz que eu encontrei um grupo de novos amigos através da Caritas . Eu me sinto mais segura visto que há pessoas preocupadas com a nossa dor. “

” Precisamos mais do que pão. Precisamos de sentimento de solidariedade ” .

Dois de seus filhos participam de atividades educativas para refugiados sírios em Istambul . E uma de suas filhas frequenta um curso de idiomas oferecido pela Caritas.

As palavras que a mãe repete cada vez que a sua assistente social da Caritas, Selen, aparece para visitá-la, são: ” Atek ilafi ” (Deus te abençoe) .

Estas palavras fazem Selen muito feliz, mas ao mesmo tempo transmite um sentimento de desconforto. Ela tenta explicar-lhes que o acesso a medicamentos e utilitários de necessidades básicas, como alimentos, são seus direitos humanos básicos. O direito de viver com dignidade não deve fazer as pessoas se sentirem em dívida com os outros.

A revolta na Síria , que não mostra sinais para acabar, está causando danos irreparáveis para os sírios . No momento, existem cerca de 1.000.000 de refugiados sírios na Turquia.

O Serviço da Caritas na Turquia inclui a distribuição de bens , através de programas alimentares e não alimentares, trabalho social e de acompanhamento , apoio médico, atividades sociais , apoiando instalações de educação.

Fonte: Caritas Internationalis