A Cáritas Regional SC organizou o Seminário Estadual de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial (DSS-T), no dia 08 de junho na cidade de Chapecó. Teve como objetivo apropriar-se da temática Desenvolvimento Solidário Sustentável, diretriz da Cáritas Brasileira, e de visualizar ações já são desenvolvidas em Santa Catarina. As expectativas dos participantes demonstram a importância do conhecimento da realidade vivenciada nos territórios e suas dinâmicas.

A assessoria de Carlos Eduardo Arns (Tchê), professor da Unochapecó e militante do Fórum Catarinense de Economia Solidária contribuiu na construção conceitual de desenvolvimento, de território, local, de solidariedade, de economia solidária, de sustentabilidade e também como esses conceitos dialogam com o que é vivenciado pelas equipes das entidades-membro. Segundo Tchê, “o conceito de sustentabilidade tem o objetivo de educar o nosso olhar e orientar a nossa prática”.

O Seminário Estadual de DSS-T é uma das etapas que a Cáritas pretende dinamizar ações nos diversos territórios do nosso estado. Cada região deverá realizar pelo menos um momento específico de debate e construção da temática direcionando o olhar para suas especificidades territoriais e percebendo estratégias de intervenção local. Para 2010 tem seminários locais previstos em Lages, Criciúma, Florianópolis, Caçador e para 2011 em Blumenau, Joinville, Tubarão, Chapecó e Rio do Sul.