O projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” (FORTEES), uma parceria entre a Cáritas Brasileira Regional de SC e Cáritas Diocesanas, na Arquidiocese com a ASA, teve seu primeiro momento de formação aos empreendimentos no dia 14 de julho, na Paróquia São João Evangelista em Biguaçu. O projeto é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

São nove grupos acompanhados pelo projeto que recebem visitas mensais e apoio da articuladora local. No curso esses grupos tiveram a oportunidade de conhecer os outros grupos e a equipe da Cáritas Regional.

O curso de gestão e viabilidade econômica é realizado em 6 etapas. A primeira busca apresentar melhor a Cáritas Brasileira; alguns dados sobre a organização da economia no país, as conseqüências do atual modelo de desenvolvimento e do mercado capital; por fim, buscou dar início a um primeiro debate sobre Economia Solidária, da qual será aprofundada ao longo do desenvolvimento do projeto.

Os grupos puderam se apresentar e expor seus produtos, além de trocar experiências com outras pessoas. A próxima etapa será nos dias 13 e 14 de outubro.

Frente às situações de exclusão e de fortalecimento cada vez mais do modelo excludente do capitalismo, a Economia Solidária apresenta um novo jeito de fazer economia, baseado nos princípios da solidariedade e da justiça, da qual a ASA e toda a rede Cáritas Brasileira fazem a opção.

Por Carla Guimarães, da equipe da ASA (Florianópolis).