A Ação Social Arquidiocesana (ASA) desenvolve sua atuação nos trinta (30) municípios que formam a Arquidiocese de Florianópolis e desde 2005 é entidade filiada a Cáritas Brasileira, comungando com seus objetivos para o desenvolvimento das suas ações.

Assumindo o seu compromisso enquanto Cáritas e conforme planejado no POA 2010 (CB/SC) realizará Formação para Conselheiros, dando continuidade a um processo formativo que já acontece desde 2008, onde ampliou o debate com sua Rede sobre as Políticas Públicas e a participação nos espaços de controle social.

A formação tem por objetivo qualificar a representação da sociedade civil nos espaços de controle social, já que os Conselhos tem por competência deliberar sobre as políticas públicas de Assistência Social, , normatizar e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada, apreciar e aprovar propostas orçamentárias, entre outras.

A temática será desenvolvida em 4 Módulos, sendo eles: Estado e Governo, Democracia, Direitos e Cidadania (história do Brasil; direitos civis, políticos e sociais; cidadania; democracia);  Movimentos Sociais, Sociedade Civil e Políticas Públicas (papel da sociedade civil, políticas públicas); Controle Social e Conselhos Sociais (conceito, papel, mecanismos, participação popular, conselhos setoriais); e Debate sobre política específica (assistência social, saúde, educação, criança e adolescente, etc).    Serão 50 vagas dando prioridade para as Ações Sociais que já possuem representação nos Conselhos de Políticas Públicas.

A primeira etapa acontecerá em 17/03/2011 das 08h30 às 17h30min na Paróquia São João Evangelista em Biguaçu. A data e horário dos outros módulos serão definidos entre os participantes.

Esperamos contar com a participação da Rede ASA e contribuir efetivamente com a Política Pública de Assistência Social.

Por Maria Antonia, referente de comunicação da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis.