A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina começou a executar em janeiro de 2011 o projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina”. Este é um projeto patrocinado pela Petrobras, após ter sido aprovado na Seleção Pública de Projetos 2010 do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

O projeto visa contribuir com a viabilidade econômica de Empreendimentos de Economia Solidária – EES principalmente os acompanhados pela Cáritas em Santa Catarina como alternativas de trabalho e renda. O ponto de partida é que diante das condições de vida precárias e excludentes em que passam determinados grupos sociais em Santa Catarina, a economia solidária pode gerar trabalho e renda, cidadania e seu protagonismo social, político e econômico.

O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania é fruto da ampliação de horizontes que a Petrobras tem investido ao longo dos últimos anos através de sua Política de Responsabilidade Social, aliando crescimento econômico e tecnologia à justiça social, democracia e sustentabilidade ambiental. Desde a criação do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em 2007 e, até o final de 2012, a Petrobras pretende investir R$ 1,2 bilhão em projetos sociais que contribuam para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil.

Depois da aprovação do projeto e assinatura do contrato, a Cáritas passa agora a desenvolver as atividades planejadas, incluindo a contratação das pessoas que irão atuar diretamente com os Empreendimentos de Economia Solidária – EES, em sete regiões do Estado.

Ao final deste projeto, a Cáritas pretende ter oferecido formação para pelo menos 60 EES e criado outros 15. No plano de ação estão previstas ainda atividades como formações sobre gestão, contabilidade e autogestão, visitas de acompanhamento, feiras, oficinas de hortas comunitárias, sementes crioulas, de plantas medicinais e de comunicação social. O público beneficiado diretamente pelo projeto é de pelo menos 1.340 pessoas.

Por: Fernando Zamban, referente de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina