A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e a Petrobras assinaram um contrato de patrocínio que viabilizará a realização do projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina”. Esse projeto foi aprovado na Seleção Pública de Projetos 2010 do “Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania”.

As atividades práticas começaram com a realização da Oficina de Planejamento e capacitação da equipe contratada pelo projeto e também dos parceiros de execução local. Foram 30 pessoas participando da atividade que deu encaminhamento para as metodologias utilizadas nas oficinas e cursos de gestão além de estabelecer um cronograma de realização das atividades locais durante este ano.

Durante o ano acontecerão atividades de formação para Empreendimentos de Economia Solidária, feiras, oficinas com catadores de materiais recicláveis, comunicação social, hortas comunitárias, plantas medicinais e sementes crioulas.

O projeto será executado a partir de 7 regiões do estado, onde cada articulador local contratado pelo projeto tem o papel de animar e articular as atividades e parcerias em nível local. As regiões sede de Cáritas Diocesanas ou Entdades-membro que receberão articuladores são: Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Rio do Sul, Lages, Caçador e Chapecó.

Ao final do projeto pretende-se ter beneficiado diretamente 1340 pessoas.