post

A Cáritas Brasileira é uma grande rede solidária com agentes espalhados por todo o país. Esses agentes são, em sua maioria, voluntárias/os que doam parte do seu tempo e dedicação para construir uma sociedade mais fraterna e justa. Devido a atual conjuntura global, que provoca o deslocamento forçado de milhares de pessoas, o acolhimento de imigrantes e refugiados se tornou uma das mais importantes áreas de atuação da Cáritas. Em Santa Catarina estamos desenvolvendo o Programa Pana, que tem como objetivo central atender aos imigrantes venezuelanos que estão construindo uma nova vida aqui.

Se você se solidariza com a causa dos imigrantes e tem um pouco de tempo para doar, esse chamado é para você. Estamos convocando agentes para atuar como voluntários em três grandes áreas: Inclusão Produtiva, Cultura do Encontro e Logística. Segue abaixo a descrição de cada uma das áreas e funções, seguidas de instruções para participar.

Áreas de atuação para trabalho voluntário

Área 1: Inclusão Produtiva

A inclusão no mercado de trabalho é um dos eixos mais desafiadores do Programa Pana e exige a ação em diferentes frentes. O agente que atuar nessa área irá trabalhar em harmonia com a equipe do Pana, auxiliando na procura de vagas de trabalho e abrindo diálogo com os empregadores.

Identificação Agente de inclusão
Objetivo Auxiliar no processo de inserção no mercado de trabalho, identificando potencialidades e oportunidades de emprego e formação
Atividades Procurar vagas na internet, em sites especializados e redes sociais
Enviar currículos, consultando o banco de dados com os dados profissionais dos acolhidos
Distribuir currículos em áreas comerciais da Grande Florianópolis
Mediar o comparecimento às entrevistas de emprego
Sensibilizar empregadores para a questão da imigração
Auxiliar na elaboração dos currículos
Competências e habilidades desejadas Conhecimentos básicos da plataforma Google Docs.  Experiência na elaboração de currículos e procura de emprego.  Boa comunicação oral e escrita. Afinidade com o tema da imigração.
Carga Horária De 2 a 4  horas semanais
Local Remoto

 

 

Área 2: Cultura do encontro

É muito importante promover espaços de integração em que seja possível fortalecer os vínculos entre os imigrantes e também entre estes e a comunidade ao seu redor. Para isso, é essencial organizar rodas de conversas sobre temas variados, grupos de apoio, oficinas temáticas, momentos de lazer, etc.  O agente que atuar nessa área será responsável por trabalhar junto a equipe do Pana, e em harmonia com os valores da Cáritas, planejando e organizando esses espaços de integração.

Identificação Promotor de encontros
Objetivo Promover espaços de integração, fortalecendo vínculos entre os próprios imigrantes e com a comunidade ao seu entorno
Atividades Identificar as demandas, interesses e vontades dos acolhidos
Buscar parcerias com indivíduos, instituições e grupos que queriam promover atividades com os imigrantes
Planejar e organizar os espaços de encontro em conjunto com a equipe do Pana
Competências e habilidades desejadas Boa comunicação e capacidade de estabelecimento de redes. Experiência com organização de eventos. Disponibilidade para acompanhar o Projeto Pana. Afinidade com os valores da Cáritas.
Carga Horária De 4 a 12 horas semanais, a depender da agenda de eventos
Local Cáritas (Pantanal, Florianópolis) e Paróquia Sagrados Corações (Bairro Ipiranga, São José)

 

 

Área 3: Logística

Recebemos um grande fluxo de doações de itens variados, que vão de roupas e produtos de higiene até móveis e eletrodomésticos. Fazemos semanalmente a entrega de alimentos fornecidos pela Marinha. O agente que atuar nessa área irá auxiliar a equipe no recebimento, armazenamento, triagem e distribuição desses itens, visando sanar as necessidades das famílias acolhidas.

Identificação Auxiliar de logística
Objetivo Ajudar na coleta, organização e distribuição de doações e alimentos.
Atividades Organizar a busca e entrega de doações
Contactar voluntários que queiram fazer doações
Organizar alimentos, montar cestas básicas e controlar datas de validade
Ajudar no controle de entrada e saída de alimentos e doações
Diagnosticar demandas das famílias
Qualificação Organização e comprometimento com horário. Disposição física. Sensibilidade com a pauta da imigração. De preferência possuir CNH.
Carga Horária 2 a 4  horas semanais
De preferência ter as tardes de quinta-feira disponíveis
Local Bairro Ipiranga (São José)

 

 

Inscrições

Para se inscrever, o voluntário deve  preencher o seguinte formulário até o dia 25/05/2019:

ttps://forms.gle/BV7BKpo6Dgs4JNgv7

A equipe da Cáritas irá entrar em contato com os/as voluntários/as no dia 24/05/2019.  Aqueles que forem selecionados deverão participar de um momento coletivo de formação junto a equipe técnica para conhecer melhor o Programa Pana, bem como a Cáritas em si. Caso concordem em atuar, será feito um Termo de Adesão entre a Cáritas e o voluntário, que deverá estar consciente de seus direitos e deveres tal qual previsto na Lei nº 9.608 de 18/2/1998.

 

 

Observações gerais

-O trabalho voluntário é aquele exercido por interesse individual e movido pelo espírito solidário, sem qualquer tipo de remuneração ou recompensa material.

-São alguns dos direitos do agente voluntário da Cáritas:  receber reconhecimento, capacitação e supervisão da instituição, obter descrições claras de suas responsabilidades, participar de instâncias de decisão do projeto e contar com recursos para realizar suas tarefas.

-São algumas das responsabilidades do agente voluntário da Cáritas: cumprir com seus compromissos, respeitar os valores e crenças dos demais voluntários e acolhidos, atuar de forma integrada e coordenada com a equipe da Cáritas e tratar com dignidade e humanidade todas as pessoas atendidas pelo Programa, informando sempre que houver a violação de seus direitos.