Nos dias 10 e 11 de maio, a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Ctmar) e a Associação Criciumense de Catadores (Acrica), respectivamente, receberam a visita da articuladora do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em SC, da região de Criciúma, Morgana Rosso.

Nos dois momentos, a articuladora apresentou a proposta do projeto , em especial, da oficina para catadores de materiais recicláveis que acontecerá no dia 17 de junho, na sede da Cáritas Diocesana de Criciúma.

O tema principal da oficina será a organização de uma cooperativa ou associação de catadores e a prática da Economia Popular Solidária dentro deste espaço. Para o presidente da Acrica, Aderbal Alves, a oficina ajudará a conhecer a importância de trabalhar em conjunto. “Na cooperativa ou na associação não tem um patrão, todos são donos e precisam trabalhar juntos”, afirmou o presidente.

Outras cooperativas e grupos de catadores da região serão convidados a participar da oficina, que terá como assessor o professor do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, Mario Ricardo Guadagnin.

Por Morgana Rosso, jornalista e articuladora local em Criciúma.