A 4ª Etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica de Empreendimentos Solidários (ES) trouxe como tema a Contabilidade Básica e o Plano Financeiro para a região serrana do estado. O Curso aconteceu nos dias 26 e 27 de abril no Centro de Formação Católica de Lages – SC. Contou com a participação de 10 grupos de Empreendimentos Solidários.

Nessa etapa do curso o Coordenador do projeto Fortees, Roque Ademir Favarin e a Assessora Temática Ediane Soares, que fizeram um breve resgate das três primeiras etapas.

A 4ª etapa foi bastante participativa e todos os grupos mostraram-se realmente muito interessados na melhorias da gestão e funcionamento dos grupos já são evidentes. É o que se pode perceber na fala de Leoni Alano Antunes, do grupo “Sonho de Mulheres” que atua na linha de produção de alimentos: “esse curso vai ajudar muito nosso grupo, pois vamos poder calcular o preço final de nosso produto e vender num preço justo”. Isso demonstra a satisfação de um bom trabalho e empenho de cada grupo.

Outro ponto importante a se destacar nessa etapa, é que os grupos estão comprometidos à aplicar a contabilidade básica e plano financeiro em suas realidades. Melhorando a gestão, os empreendimentos avançam na perspectiva de outra economia, que visa o reconhecimento e a valorização do trabalho dos sujeitos envolvidos nesse processo de geração de renda e consolidação da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento local e do trabalho associado.

Por Fernando Girardi, articulador local na região de Lages.