O Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras em parceria com Ação Social Diocesana de Chapecó, esteve presente na I Feira Regional de Sabores e Saberes da Agricultura Camponesa.

A feira aconteceu, nos dias 01, 02 e 03 de junho na cidade de Guarujá do Sul. Os objetivos eram de “promover a valorização e o resgate da cultura e conhecimentos históricos dos pequenos agricultores do Oeste de Santa Catarina; fortalecer as experiências de resistência existentes na região e fomentar a produção agroecologica”.  O evento reuniu uma agenda muito diversificada contando ainda com: IV Feira Regional de Economia Solidária; I Feira Territorial; I Seminário Regional de Agroecologia e Campesinato e o Acampamento Regional da Juventude.

Dois Empreendimentos de Economia Solidária acompanhados pelo projeto FORTEES na região extremo oeste participaram da feira, além de alguns jovens que participaram da Oficina de Comunicação Social oferecida pelo projeto. Os jovens tiveram a oportunidade de resgatar o que aprenderam nas duas etapas da oficina através de registros fotográficos do evento.

Segundo Marcelo Willian Costa, um dos jovens presentes, ”a feira foi um bonito espaço de aprendizagem e troca de experiências concretas de um outro mundo possível, e para nós serviu para aprimorar o que já tínhamos aprendido nas oficinas de comunicação”.

Ao todo, 58 empreendimentos, dos mais diversos ramos, estiveram expondo seus produtos e em toda a programação mais de 6 mil pessoas circularam na local do evento. A Feira foi um espaço importante para o fomento e partilha de experiências de economia solidaria na região Extremo Oeste Catarinense.

Por Tiago Arcego, articulador local na região de Chapecó.