Em junho de 2013, o Projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária” – FORTEES II, realizado pela Cáritas Brasileira em Santa Catarina, foi contemplado pelo “Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania” da Petrobras.

Este projeto visa contribuir com a viabilidade econômica de Empreendimentos de Economia Solidária – EES como alternativas de trabalho e renda, gerando cidadania, protagonismo social, político e econômico. O ponto de partida são as condições de vida precárias e excludentes em que passam determinados grupos sociais em Santa Catarina.

Na fase II do projeto, além de qualificar os empreendimentos já em processo de produção, serão realizadas ações com grupos atendidos pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, na perspectiva de melhorar e ampliar os resultados da fase anterior.

Estão previstas diversas atividades como visitas aos EES, cursos, intercâmbios e feiras de economia solidária, que durante os dois anos de realização do projeto irão beneficiar cerca de 1302 pessoas distribuídas em diversos municípios do Estado. Tudo para a viabilidade e o avanço da Economia Solidária em Santa Catarina, na perspectiva de fortalecê-la como política pública de Estado.