O Fórum Regional de Economia Solidária da região de Tubarão é um espaço de discussão para a construção de políticas públicas que favorecem a Economia Solidária na Região. Com o apoio do Projeto FORTEES – Fortalecendo Experiências em Economia Solidária – um projeto em parceria da Cáritas Brasileira Regional de Santa Catarina e patrocinado pela Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, na liberação de uma articuladora houve maior adesão dos EES – Empreendimentos em Economia Solidária em 2012.

O Projeto FORTEES – fase II, tem acompanhado os EES, já consolidados – Grupos que realizaram o Plano de Negócios na fase I, com apoio financeiro nas viagens para as reuniões. No entanto é interessante perceber que os grupos que recebem ajuda de custo para as passagens são solidários com os demais grupos que também foram acompanhados pelo projeto FORTEES e ou com os EES iniciantes.   Para isso no trajeto de deslocamento cada  EES oferece carona para mais três integrante de outros EES, favorecendo o aumento do número de participantes e também o aumento do número dos EES.

Atualmente o fórum preocupasse com o marco legal e na comercialização dos produtos, discutindo a organização da feira anual de Economia Solidária na região. A participação da feira é um espaço de manifestação da economia solidária, de diálogo com o poder público, bem como uma expressão coletiva de organização solidária, na qual a metodologia participativa e inclusiva torna-se um espaço de aprendizagem da vivência solidária.

 Catarina De Faveri

Articuladora da Região de Tubarão