O grupo Tons da Mata propõe uma experiência de produção artesanal com um correto vínculo com a natureza e sua biodiversidade, agregando qualidade a produtos originais, inspirados pelas impressões vinda da convivência com o mundo natural.

O grupo, que  faz parte do projeto “Fortalecendo as Experiências de Economia Solidária de Santa Catarina”, patrocinado pela Petrobras e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina,  atua ativamente no Fórum Regional de Economia Solidária de Florianópolis.

O caminho escolhido está em transmitir com diversas linguagens vindas das artes das mãos, uma admiração pelo potencial vital da natureza, bem como incentivar a sermos produtores e consumidores conscientes.

Esta iniciativa trabalha para conseguir em seus processos de produção artesanal e comercio justo, um bom equilíbrio entre simplicidade, design, ecologia e utilidade. O reaproveitamento também de materiais faz parte da tarefa, difundindo um conceito sobre os diferentes usos ecológicos de materiais com nulo ou baixo impacto.

Os ricos tons das matas expressam em sua gama de cores uma diversidade de abundância e vitalidade existente nos ecossistemas. Ao entrarmos nelas acontece um processo de conhecimento e auto-educação que é aplicado ao novo produto.

Ao obter um produto de Tons da Mata poderá observar como é possível viver e usufruir com a natureza em perfeita harmonia e passará a somar-se a inúmeras pessoas e iniciativas no mundo que com novas atitudes também contribuem neste Planeta para acrescentar tonalidades onde falta e preservá-las onde existem.

 

Por Mirian Abe Alexandre, articuladora local na região de Florianópolis.