O presidente da Cáritas Diocesana de Criciúma, Padre Onécimo Alberton, foi nomeado na manhã de hoje pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Rio do Sul.

Padre Onécimo nasceu em 16 de fevereiro de 1965, em Orleans. Aos 11 anos, já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. Após cursar a Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 27 de setembro de 1992, para a diocese de Tubarão (SC). Na vida presbiteral, exerceu atividade como pároco de Cocal do Sul de 1993 a 2001, e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis (SC), no período de 2002 a 2011.

Padre Onécimo possui mestrado pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão (RS). Também foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Até a data da nomeação, padre Onécimo estava como pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da diocese de Criciúma (SC).

Fonte: CNBB