Aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2012, no Sítio Alabamas, Tubarão/SC, uma reunião de avaliação da Feira Regional de Economia Solidária realizada pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina com Patrocínio da Petrobras em Laguna, no mês de janeiro.

Estiveram presentes, na ocasião, os representantes dos Empreendimentos: Ciranda da Arte, FUXICART, AMO – Associação das Mães Organizadas, Artes do Mar, Vó Maria, e Magia da Arte e representantes de Cáritas Diocesana de Tubarão.

A participação da Feira Regional de Economia de Solidária foi, para alguns destes Empreendimentos, a primeira experiência. Esta oportunidade permitiu expressar a capacidade de organização interna, aperfeiçoar a qualidade na apresentação do produto, bem como, conhecer e interagir com os demais participantes da feira. Para outros empreendimentos, como Ciranda da Arte, Magia da Arte, com longa experiência nessa atividade, a feira foi um rico espaço de expressão e vivência da Solidariedade, entreajuda e bem querer.

Os empreendimentos avaliaram positivamente a comercialização durante a feira, a organização e as parcerias firmadas para sua realização, ficando evidente a motivação e o desejo de continuação da mesma.

A chuva que invadiu parte da estrutura da feira e que, primeiramente foi avaliada como um fator negativo, depois foi visto que contribuiu para o aumento de visitantes na feira e, consequentemente, aumento da comercialização. Em vista da impossibilidade de ir à praia, a feira apresentou uma boa opção para os turistas, naquele final de semana.

A Feira Economia Solidária motivou os empreendimentos a darem continuidade ao processo de discussão de uma feira regional permanente. Frente à proposta, sentiu-se necessidade de fomentar o Fórum Regional Economia Solidária, a fim de dinamizar esse processo. Para tanto foi indicada uma equipe de articulação com o objetivo também de pensar outras feiras de ECOSOL para o futuro.

Por Catarina De Favero, articuladora local na região de Tubarão.