A Padaria dom José Gomes na cidade de Chapecó (SC) é um empreendimento de economia solidária formado por três mulheres que trabalham na produção de cucas, bolos, tortas, etc. A padaria já existe há cerca de seis meses, e como outros grupos de economia solidária, também encontram dificuldades na produção, especialmente na confeitaria e recheios de tortas.

A participação da padaria nos cursos de gestão e viabilidade econômica e também do Fórum Regional de Economia Solidária – FRES possibilitou conhecerem outras situações semelhantes e também o contato com Conceição Fátima Beal, confeiteira e professora de culinária na região.

Por muito tempo a senhora Conceição obtinha o sustento de sua família com a renda da produção de bolos e confeitarias. Após o falecimento de seu marido ela passou a produzir artesanatos. No início trabalhava sozinha, mas depois passou a integrar um grupo de economia solidária chamado “Criarte Protegendo a Natureza”.

A interação entre os grupos a partir do FRES e do projeto FORTEES despertou a ajuda entre os grupos que resultou em uma capacitação para as mulheres da padaria, feita pela senhora Conceição. O resultado foi o melhor esperado, todos ficaram contentes pela experiência e estão planejando mais atividades do gênero.

O projeto tem desenvolvido na região não apenas conhecimentos teóricos, a partir de cursos e oficinas, mas tem oportunizado momentos de troca de experiências e formação de uma cadeia de ajuda mútua entre os participantes. Além de proporcionar também o fortalecimento do Fórum Regional de Economia Solidaria.

 

Por Gilberto Oliari, articulador local na região de Chapecó.