A comunidade João Paulo II, no município de Orleans/SC, é formada por cerca de cerca de 140 famílias de baixa renda, oriundas do referido município ou regiões próximas. A Cáritas local juntamente com a Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo tem buscado participar da vida da comunidade. O Centro Comunitário que é um local de encontro da maioria das famílias.

Neste local são realizadas celebrações religiosas, reuniões da comunidade e discutidos a organização nas reivindicações de direitos. Serve ainda como local para a concretização de projetos. No momento está em funcionamento aulas de música para jovens em situação de vulnerabilidade social e o grupo de mãe da costura. Buscando responder às necessidades da comunidade em 2012, um grupo de 04 integrantes da comunidade participou da Oficina de Hortas comunitárias promovida pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, com o Projeto FORTEES (Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina), realizado  patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e também contou com parceiros como a Cáritas Diocesana de Tubarão e Pastoral da Saúde.

Esta participação despertou o interesse em formar um ES (Empreendimento Solidário) e frente à demanda e a viabilidade, foi optado para criar a padaria João Paulo II. Para isso o grupo participou do Curso de Economia Solidária promovido pelo projeto. No final de 2012 o ES, foi contemplado com alguns equipamentos doados pelo Projeto FORTEES. Este fato trouxe um despertar para o grupo se organizar e reindicar junto aos órgãos públicos municipais a reforma do espaço para que o local fosse adequado para o funcionamento da padaria. Foi aumentado o espaço para mais uma sala, banheiro, bem como instalação de água. No momento a obra está em construção, no entanto a comunidade segue cheia de esperança de que em breve poderá produzir e consumir seu próprio pão.