Um dos objetivos da realização da Feira de Economia Solidária é fortalecer e ampliar as parcerias nas regiões onde o projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina atua. Na região de Caçador e Joaçaba, a feira acontecerá em agosto e a comissão de organização está trabalhando para ampliar as parcerias e garantir uma feira ampla, com envolvimento de diversos atores e segmentos.

Seis organizações envolvidas com a produção orgânica, artesanato e panificados já garantiram participação na feira e grupos ligados à agricultura familiar, assentamento, sindicato, associação sem fins lucrativos e cooperativa de comercialização solidária estão sendo visitados.

A COOPERMOC, Cooperativa Regional e Industrialização e Comercialização do Meio-Oeste Contestado que atua nos municípios de Água Doce, Catanduvas e Vargem Bonita foi uma das parcerias firmadas na realização da Feira. Entre outras coisas, a COOPERMOC executa o projeto “Nova Colheita” patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras que beneficia diretamente 40 famílias assentadas na região, que envolve a produção, processamento e comercialização de frutas.

Até agora, através de visitas e demais contatos garantimos a participação de 06 organizações envolvidas com a produção orgânica, artesanato e panificados. Sendo grupos ligados a agricultura familiar, assentamento, sindicato, associação sem fins lucrativos e cooperativa de comercialização solidária. Temos também a participação garantida na Feira dos empreendimentos já acompanhados pelo projeto FORTEES, que totalizam 12 em toda a região.

No próximo mês intensificam-se as visitas e contatos para que mais grupos envolvidos com a Economia Solidária participem deste espaço de trocas de experiência, formação e aprendizado que a Feira irá proporcionar.

Por Estela Alves da Maia, articuladora local na região de Caçador e Joaçaba.