A Oficina de Plantas Medicinais reuniu 28 mulheres da região de Rio do Sul, em Rio do Oeste, no final de agosto (25). Esta oficina foi promovida pelo Projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES que é realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e conta com o Patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras. O projeto é executado na região pela Cáritas Diocesana de Rio do Sul.

Entrega de certificados aos participantes da Oficina de Plantas Medicinais

A oficina contou com a assessoria da bióloga, Cecília Cipriano Osaida e apoio da Pastoral da Saúde. Os participantes puderam ampliar seus conhecimentos a respeito do uso correto das plantas medicinais e também as indicações de algumas plantas que são utilizadas nos tratamentos fitoterápicos.

Ao longo do dia, os participantes aprenderam a produzir sabonetes artesanais, utilizando essências e plantas, como: camomila, alecrim, capim-limão, etc., e de forma prática e em conjunto com os participantes foram feitas algumas opções de receitas e formatos para a comercialização destes sabonetes.

Motivados pela oficina, alguns participantes já deram início à organização de um empreendimento de economia solidária a fim de, primeiramente, construir um horto medicinal comunitário e melhorar a renda a partir de produtos feitos com plantas medicinais.

Por Fabiane Gambetta, articuladora local na região de Rio do Sul.