Jovens da grande Florianópolis participaram, nos dias 18 e 19 de agosto, da segunda etapa da Oficina de Comunicação Social para jovens promovida pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina através do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina – FORTEES, com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras.

A oficina, realizada na casa de encontros da Divina Providência, no centro de Florianópolis teve o objetivo de estimular a organização de jovens em grupos coletivos para geração de renda nas áreas de produção/edição de vídeo, webdesign, fotografia e redação jornalística.

Participantes da 2ª etapa da Oficina de Comunicação Social para jovens da região de Florianópolis

Essa etapa, com auxílio de Silvio Smaniotto da TV Floripa, os jovens tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar técnicas de edição e produção de vídeo intercalando momentos teóricos com atividades práticas, como a saída para filmagens e entrevistas externas. Leonardo Santana e Daniel Casas conseguiram uma entrevista com uma mãe colombiana sobre o turismo em Florianópolis e também sobre o lazer da filha, que brincava no parque da praça dos bombeiros.

Marcelo Zapelini, assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 4, contribuiu para o aprendizado sobre edição de fotografia e sobre a construção de sites e gerenciamento de conteúdo na web a partir de uma plataforma livre chamada wordpress. Nesse momento, os jovens puderam construir sites pessoais e gerenciar as informações, aparência, etc. de maneira prática.

Como encaminhamento da oficina, os participantes comprometeram-se a visitar a aldeia guarani no Morro dos Cavalos, localidade de 4 participantes da oficina e fazer uma cobertura sobre o modo de vida da comunidade indígena e também sugeriram a continuidade de encontros e outros projetos juntos, como a possibilidade de fazer a cobertura do Encontro Estadual de CEB´s que acontecerá nos dias 07 a 09 de setembro, em Florianópolis.

Por Adriana Ruiz Diaz, articuladora local na região de Florianópolis.