Com o objetivo de fortalecer os vínculos da Associação de Artistas e Artesãos de Itapema com o tema Economia Solidária, Cáritas  e projeto FORTEES, foi realizada a oficina temática com um grupo da associação.

A oficina aconteceu no dia 19 de novembro às 19 horas na congregação das irmãzinhas da Imaculada Conceição, em Itapema e contou com a participação de integrantes da associação e dois convidados especiais, interessados em conhecer a associação e a economia solidária.  Trata-se de uma associação fundada recentemente que surgiu do desejo desse grupo de fortalecer a produção do artesanato na região e, a partir do primeiro contato com o projeto FORTEES, esse desejo se intensificou e hoje a associação está legalmente oficializada.

Iniciou-se a atividade com uma breve apresentação onde cada um (a) falou seu nome, o que faz como artesão (a) ou mesmo em outra atividade formal,  qual linha de produção desenvolve, enfim, um relato a partir das suas experiências práticas já construídas e vividas . Pode-se perceber que são muitas as habilidades, como por exemplo, bijuterias em couro (reciclagem de retalhos de couro) e pedra; escultura em madeira; macramê; técnicas de pintura em vidro; crochê, entre tantos outros. Nas manifestações, duas pessoas acrescentaram o desejo de sair de seus trabalhos formais para dedicar-se somente ao artesanato. Sabem das dificuldades que enfrentarão, mas estão se organizando para dar esse passo.

Na sequencia, a palestrante Aline Justino colocou para o grupo o conceito de economia solidária, suas características, seus princípios e objetivos; apresentou a Cáritas e, por fim, apresentou o projeto FORTEES. Aline destacou na sua fala, os trabalhos já realizados junto aos grupos inseridos no projeto nestes três anos, considerando o perfil dos grupos associados à economia solidária.

As colocações da palestrante provocaram os participantes a uma discussão sobre os assuntos abordados, com questionamentos pertinentes a realidade de cada artesão e sobre a metodologia do projeto FORTEES; o que este poderá contribuir para o desenvolvimento da associação e as possibilidades de crescimento a partir do projeto.

Finalizou-se a oficina com os recados sobre as atividades em que eles inseridos no projeto, são convidados a participar. Ou seja, das quatro etapas do curso de gestão e viabilidade econômica, intercambio e feira.

Inês Jalcira de Souza Nascimento

Articuladora Local