Nos dia 26 e 27 de maio aconteceu em Pouso Redondo a 2ª Etapa da Oficina de Comunicação Social do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES). O projeto é patrocinado pela Petrobras através do Programa Desenvolvimento & Cidadania. A oficina é realizada em parceria com a Pastoral da Juventude e contou com apoio do Cesmar – Centro Social Marista de Pouso Redondo.

No dia 26 pela manhã, o conteúdo trabalhado pelo assessor Marcelo Luiz Zapelini foi Webdesing e Gerenciamento de conteúdo e no período da tarde e noite foi retomado os conteúdos de Fotografia da etapa anterior da oficina. Os participantes realizaram fotografias na cidade e, posteriormente, analisaram e editaram essas fotos em programa de edição de imagens.

O dia 27 foi destinado ao tema de produção/edição de vídeo com a assessoria de Silvio Smaniotto da TV Floripa. O assessor transmitiu técnicas de vídeo e filmagem e, após o almoço, os participantes praticaram edição não linear em softwares específicos.

Antes do encerramento dessa etapa, houve um bate-papo sobre alguns desafios e oportunidades que a área de comunicação nos apresenta. Na região há muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento e uma grande deficiência de informação de qualidade com olhar voltado para o social, que defenda os interesses da sociedade e não de algumas pessoas.

Segue depoimento de um dos participantes:

Para Jailson Klock “Os momentos que passamos nesta oficina foram além do aprendizado, o clima foi familiar, as instruções vieram de forma diferente. O que aprendemos em duas etapas foi um misto de técnica e vida social, olhares voltados ao que nos interessa realmente, mudando os pensamentos e estimulando os jovens para o despertar, despertar para fazer o novo, mudar, inovar e renovar a comunicação é preciso!!

O objetivo da oficina é que os jovens possam trabalhar coletivamente e gerar renda a partir do trabalho realizado na perspectiva da comunicação social. Esses jovens receberão acompanhamento da articuladora local na região para estimular a organização do grupo.

Por Fabiane Gambetta, articuladora local na região de Rio do Sul.