Com a finalidade de conhecer o Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Recicláveis e sensibilizar a organização desta categoria para a inclusão no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, realizou-se no dia 13 de Outubro a segunda etapa da Oficina de Catadores da região de Rio do Sul.

Essa oficina foi realizada através do Projeto Fortalecendo experiências de Economia Solidária em Santa Catarina, com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras e em parceria com o Centro dos Direitos Humanos do Alto Vale do Itajaí.

Com a Assessoria de Dorival, membro do movimento Nacional de Catadores, foi esclarecido duvidas a respeito das cooperativas e também destacado a importância de se trabalhar em grupo, para que sejam ouvidos e respeitados!

Dessa Oficina, formou-se uma equipe de Catadores que irão dar continuidade no processo de formação da Cooperativa, bem como, continuar na luta pelos seus direitos, mostrando para a sociedade a importância que o trabalho deles fazem para o meio ambiente e para a sociedade!

Por Fabiane Gambetta, articuladora local na região de Rio do Sul.