Aconteceu no do dia 24 de julho, na cidade de Pinhalzinho, a Oficina de Plantas Medicinais do projeto Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras em parceria com Ação Social Diocesana de Chapecó.

A oficina foi construída em parceria com a Pastoral da Saúde da diocese de Chapecó e reuniu cerca de 30 mulheres de diversas paróquias. A maioria das participantes já tinha experiência com plantas medicinais o que enriqueceu muito o dia, pois puderam levar várias plantas e esclarecerem muitas duvidas com a assessora Cecília Cipriano Osaida, membro da Associação Catarinense de Plantas Medicinais.

Com vasto conhecimento na área, Cecília transmitiu com muita tranquilidade e segurança, as principais plantas recomendadas para precaução ou combate a diferentes doenças. Todas as plantas apresentadas são cientificamente reconhecidas como plantas bioativas e certificadas pela ANVISA (Agencia Nacional Vigilância Sanitária), o que gera muito mais segurança no trabalho das mulheres e da Pastoral da Saúde que poderão salvar mais vidas com mais segurança.

Durante a oficina as mulheres também tiveram a oportunidade de aprenderem a fazer sabonete medicinal. Todas saíram contentes com os resultados e com o conteúdo repassado. O desafio agora é repassarem para seus grupos de base. O articulador local do projeto FORTEES irá acompanhar os grupos que surgirem e os que já estão trabalhando.

Por Tiago Arcego da Silva, articulador local na região de Chapecó.