O grupo “Sonho de Mulheres” que trabalha na produção de alimentos no bairro Itapoã realizou uma oficina de pães caseiros no dia 12 de junho no bairro Novo Milênio, sede do grupo “Art’ Mulher”. Os dois grupos, ambos da cidade de Lages, são acompanhados pelo projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES que tem patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras.

O grupo “Art’ Mulher” decidiu diversificar sua linha de produção incluindo pães caseiros e buscou ajuda do grupo “Sonho de Mulheres” que já produz pães para realizar a oficina que contou com a presença de cinco integrantes do grupo do bairro Itapoá. Dilete, Gisele, Rosângela, Simone e Maria Carolina trocaram saberes e aprendizados na produção de pães caseiros.

Além de aprender a produzir pães, as integrantes da oficina realizaram o cálculo unitário dos pães até chegar ao preço justo de comercialização do produto. Para isso, as participantes levaram em consideração o valor unitário de cada ingrediente.

Mais do que produzir e calcular o preço dos pães, a oficina demonstra a importância da cooperação e solidariedade entre os grupos de Economia Solidária. Os conhecimentos adquiridos não são apenas repassados, mas vivenciado no cotidiano e no trabalho das mulheres dos grupos “Art’Mulher” e “Sonho de Mulheres”.

Por: Fernando Girardi, articulador local na região de Lages e Maria da Fonseca, agente da Cáritas Diocesana de Lages.