No dia 26 de abril aconteceu uma oficina de Economia Solidária, no bairro Floresta – município de Braço do Norte/ SC, promovida pelo projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras. Contou ainda com as parcerias do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social de Braço do Norte, Associação de moradores do Bairro Floresta e da Cáritas Diocesana de Tubarão.

A Oficina de Economia Solidária foi realizada no referido bairro por ser este um dos mais populosos e carentes do município. Por outro lado ele conta com instituições interessadas em ver o desenvolvimento do mesmo: CRAS, Associação de Moradores, Centro comunitário e lideranças de Pastorais comprometidas com a mudança social.  A oficina teve a participação de 43 integrantes adultos, podendo-se perceber em alguns casos a presença de toda a família. Destaca-se ainda, que cerca 30 crianças acompanharam suas mães e permaneceram, durante a oficina participando de algumas atividades em que era possível ser integradas e em outros momentos se ocuparam com atividades próprias.

A Oficina teve a assessoria da Equipe pedagógica do Projeto FORTEES, com relação à temática geral voltada para a Economia Solidária. Contou ainda com as oficinas temáticas voltadas para os interesses dos grupos. Hortas comunitárias – Assessoria da CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção Orgânicos e Agricultura de Grupo, juntamente com integrantes do programa: Revolução dos Baldinhos da comunidade Chico Mendes- Florianópolis. Padarias Comunitárias – contou com a experiência da Padaria Alternativa Vitória – Bentos, Laguna, que há 14 anos trabalho com grupos de Economia Solidária.

A ideia de criar grupos de Economia Solidária como alternativa de aumento de renda para as famílias carentes do bairro floresta já é um sonho que vem gestado desde 2012 quando integrantes participaram de uma oficina de Plantas medicinas no Projeto FORTEES fase I. Agora na sua fase II vê-se através desta oficina uma oportunidade para a criação de três novos grupos de Economia solidária incluindo pessoas do Programa Bolsa Família. Um grupo cultiva os sonhos de criar um grupo de artesanato, outro grupo de criar uma horta comunitária e já está se organização para buscar junto à prefeitura local um espaço para tal. Outro grupo sonha com a criação de uma padaria comunitária e vê no Centro Comunitário um espaço para a localização da mesma, no entanto faltam todas as máquinas. No entanto o grupo permanece confiante de que um sonho coletivo torna-se realidade e que a economia solidária se constrói com a participação de todos.

Catarina De Faveri

Articuladora Local – Tubarão