O projeto FORTEES – Fortalecendo Experiências de Economia Solidaria em Santa Catarina – realizado pela Caritas Brasileira Regional Santa Catarina, executou em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e o CRAS (Centro de Referência em assistência social) do município de Romelândia uma oficina de Economia Solidária, no intuito de apresentar aos moradores uma nova proposta de organização econômica alternativa. A oficina ocorreu no dia 26 de maio no salão paroquial da igreja católica e contou com um público que buscava compreender o processo de formação de empreendimentos cooperativos e também refletir acerca dos princípios da Economia Solidária (EcoSol).

A EcoSol se organiza de forma a incluir as massas postas à margem da sociedade pelo sistema capitalista. Trata-se de uma forma diferente de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo, baseado na democracia e na cooperação entre indivíduos. Na região do extremo oeste catarinense a EcoSol se organiza nos moldes de cooperativas, permitindo a grupos familiares de produção, comercializarem os frutos do trabalho de forma a garantir renda fixa e qualidade de vida para centenas de pessoas cooperadas. Esta iniciativa parte do descontentamento com o modelo econômico vigente que não garante qualidade de vida digna aos trabalhadores. A partir disso, vitimas do desemprego e da exploração de empresas capitalistas organizam-se em pequenos grupos em diversos segmentos de produção para de forma solidária conquistar direitos e vida plena.

Este é apenas um passo de uma longa caminhada que deve levar a organização de mais grupos de Economia Solidária no município, fortalecendo ainda mais a experiência de cooperativa existente no local. O projeto é desenvolvido em todo o oeste de Santa Catarina, acompanhando grupos organizados nos moldes da economia solidária, disponibilizando assistência e formação para os membros dos empreendimentos e buscando contribuir para a viabilidade econômica e para a consolidação destes grupos. Para isso estabelece diversas parcerias com entidades e organizações como em Romelândia no intuito de unir forças para garantir vida.