A busca por mais conhecimento de novas técnicas de artesanato levou o grupo Arte da Roça do município de Seara/SC a realizar uma oficina em que reuniu diversos grupos da região para partilharem trabalhos artesanais. O grupo elaborou um projeto para o Fundo Diocesano de Solidariedade da Diocese de Chapecó, e com o apoio realizou no dia 20 de novembro um encontro com diversos grupos de artesanato. Segundo os participantes, foi muito produtivo, pois existem formas diferentes de produzir e confeccionar alguns produtos, e que é muito bom aprender para que o artesanato seja aperfeiçoado.

O grupo Arte da Roça participou do curso de Gestão e Viabilidade Econômica do projeto FORTEES II realizado no ano de 2013 e 2014 e já é um grupo consolidado. Com o acompanhamento do projeto que é executado pela Cartitas Brasileira Regional SC e patrocinado pela PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, o grupo alcançou uma estrutura de organização bem ampla e com diversas parcerias. A oficina também serviu para motivar outros grupos que participaram, pois trouxe diversas inovações, desde a confecção de chapéus de palha de trigo até cestos de vime e a confecção de flores com fitas, além de diversos outros produtos.

Após a oficina o grupo prepara-se para, em parceria com uma cooperativa da região, realizar uma feira de Economia Solidária no município de Seara, o que destaca a grande articulação que o grupo tem com entidades e cooperativas da região.

Jian Carlos Frare

Articulador Local