COLABORE

Secretariado Regional da Cáritas SC realiza monitoramento semestral do PMAS

Institucional

“É através do PMAS que temos um olhar mais reflexivo e de análise dos processos e ações do Secretariado Regional” - Gelson Nezi

Publicação: 09/08/2021



A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina realizou na manhã desta sexta-feira, 06 de agosto, de forma virtual, o encontro de monitoramento semestral do PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização). Uma ferramenta metodológica que contribui para o aprendizado coletivo e que ao mesmo tempo permite identificar e sistematizar os avanços e limites da ação transformadora da Rede Cáritas em território catarinense. 

Este monitoramento já foi realizado por todas as Cáritas Diocesanas e Ações Sociais filiadas à Rede Cáritas SC, e também acontece nos âmbitos inter-regional e nacional da Cáritas Brasileira. De acordo com o secretário executivo da Cáritas SC, Gelson Nezi, este espaço de monitoramento é muito importante para a continuidade da missão Cáritas. “É através do PMAS que temos um olhar mais reflexivo e de análise dos processos e ações do Secretariado Regional”, comentou Gelson na abertura do encontro. 

Análise de Conjuntura

O primeiro momento do monitoramento contou com uma análise de conjuntura conduzida pelo presidente da Cáritas Diocesana de Caçador, padre Roque Ademir Favarin. A análise partiu da missão institucional da Cáritas Brasileira, projetando-a para as lições e os desafios gerados durante a pandemia e os que estão por vir na pós-pandemia. Padre Roque também relatou sobre as possíveis consequências da implementação desenfreada do liberalismo no Brasil e apontou o lugar ocupado pela Cáritas dentro do corpo eclesial e social em nível de Igreja Católica  em Santa Catarina.   

Confira na íntegra a análise de conjuntura:


Monitoramento

A segunda parte do encontro foi dedicada propriamente à partilha do monitoramento feito por cada área de atuação, prioritária e estratégica, da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. Em cada área de atuação foram apontadas as principais ações, avanços, desafios e compromissos. A metodologia de apresentação do monitoramento do PMAS partiu da organização do organograma institucional da Cáritas SC. 

Você pode conferir na íntegra a apresentação do monitoramento semestral do PMAS  do Secretariado Regional no vídeo abaixo: 


Ecos do monitoramento

Após a apresentação do monitoramento, a palavra foi aberta aos participantes para apreciação do relatório. Neuza Mafra, da Cáritas Diocesana de Criciúma, apontou como surpreendente a quantidade de ações realizadas pelo Regional mesmo diante das dificuldades de articulação na pandemia. “Quando a gente olha, em pleno a pandemia, o tanto que caminhamos e fizemos, ficamos admirados. Tínhamos tudo pra dizer não podemos ou estamos em distanciamento social. Mas conseguimos nos articular, e  isso é próprio da Cáritas”, relatou. 

Sobre a questão migratória, Neuza disse ainda que, “ temos um desafio que permanece e que não é apenas do Secretariado Regional, mas também de toda a Rede, que é a questão migratória. Ainda não conseguimos ter um plano mais amplo nesta dimensão. Os aportes que temos em nível Regional, em sua maioria, são voltados para nacionalidades específicas. Porém dados apontam a tendência para os próximos anos de migração de várias outras nacionalidades para o sul do país e precisamos ficar mais atentos”, terminou Neuza. 

Representando a coordenação do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, participou do encontro Valquiria Lima que disse que ao observar o monitoramento  apresentado fica claro que a Cáritas  tem uma natureza muito diversa. “Aqui hoje foram apresentadas apenas as áreas prioritárias e estratégicas da Cáritas SC. Mas se fossemos avaliar todas as atuações da Rede Cáritas no estado, muitas outras atividades apareceriam. É muito bom ver que a gente, mesmo em tempo de pandemia, estamos conseguindo nos reinventar”, disse Valquíria.

Valquiria também enfatizou que “a Cáritas está inserida em vários outros contextos. No horizonte de todas as nossas ações está a Missão Cáritas e não podemos perder isso de vista. Toda a ação da Cáritas é a contribuição da Igreja para a transformação da sociedade e as ações apresentadas neste monitoramento vão nesta perspectiva”, concluiu a coordenadora nacional.

Materiais

Você pode baixar os materiais apresentados no encontro nos links abaixo:

Análise de Conjuntura - Padre Roque Ademir Favarin

Monitoramento Semestral do PMAS - Secretariado Regional da Cáritas SC

Tag